Goiás

Faeg busca apoio do Mapa para garantir a produção de aves

Presidente em exercício da Faeg enfatizou que o fechamento de unidades frigoríficas pode gerar impactos na economia.

Faeg busca apoio do Mapa para garantir a produção de aves

Frente à possibilidade de fechamento de novos frigoríficos de aves da BRF em Goiás, o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz, se reuniu nesta terça (10) com o ministro da Agricultura e Pecuária, Abastecimento, Blairo Maggi, em busca de alternativas para a manutenção da atividade produtiva no Estado.

No encontro, o presidente em exercício da Faeg enfatizou que o fechamento de unidades frigoríficas pode gerar impactos na economia.

“A nossa expectativa é que possamos nos reunir com a diretoria da BRF, juntamente com o ministro da Agricultura, para resolver a situação de Goiás. É preciso garantir que os produtores rurais permaneçam na atividade e continuem gerando emprego”, ressaltou.

Em audiência pública no Senado Federal a empresa BRF anunciou que, devido à dificuldade a capacidade de exportação, fecharam a unidade de abates de perus em Mineiros, no interior de Goiás.

“Buscamos outras saídas para que transformassem os aviários de Peru para frangos para manter os empregos na região. Na audiência, o vice-presidente da BRF nos garantiu que não fecharia nenhuma unidade em Goiás, mas fomos surpreendidos com a notificação da diminuição dos abates na unidade de Rio Verde”, declarou.

Também participaram da reunião a senadora Lucia Vânia, o deputado estadual Lissauer Vieira, o presidente da Associação dos Granjeiros de Rio Verde, Ângelo Thomaz, o produtor rural em Mineiros (GO), José Mário Schreiner e o secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Luiz Rangel.