Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falece Prof. Eurípides Malavolta, ícone mundial da ciência agrícola

Entre seus feitos, foi responsável pela formação de excelentes profissionais do agronegócio brasileiros nos cursos de graduação, além de renomados pesquisadores em cursos de mestrado e doutorado.

Redação (27/02/2008)- Faleceu no ultimo dia 19 de janeiro, em Piracicaba/SP, o Prof. Eurípides Malavolta, pesquisador da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Conhecido por sua extensa contribuição ao agronegócio brasileiro, Prof. Malavolta foi responsável por inúmeras pesquisas científicas que beneficiaram diretamente a produção agrícola brasileira e estudos pioneiros sobre temas da nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, uso racional de fertilizantes e ecologia.

Ao longo de seis décadas de dedicação à pesquisa, período em que publicou mais de 45 livros, Prof. Malavolta também foi responsável pela formação de excelentes profissionais do agronegócio brasileiros nos cursos de graduação, além de renomados pesquisadores em cursos de mestrado e doutorado.

Colaborador do Grupo Produquímica durante anos, Prof. Malavolta teve papel fundamental na elaboração de estudos e busca por soluções dos grandes desafios da empresa. Um exemplo é a questão do uso dos micronutrientes no campo, tratados no livro: “Fertilizantes Mitos e Fatos”. O trabalho trouxe a luz da ciência sobre a problemática dos metais pesados nos adubos e valiosas orientações à empresa. De maneira sóbria, o tema polêmico é colocado em seu devido lugar e hoje esse trabalho é consulta obrigatória dos profissionais ligados à área ambiental.

Outro exemplo foi seu relatório sobre a “Oxidação do Enxofre Elementar em três solos do Estado de São Paulo”, que, do mesmo modo, comprovou a aplicabilidade desse importante nutriente na agricultura. Este trabalho sustentou os planos do Grupo Produquímica em construir em Jacareí, SP, uma unidade industrial para a produção de enxofre de uso agrícola. A Produquímica lamenta a morte do Prof. Malavolta e presta homenagem à enorme contribuição deste cientista no campo da nutrição vegetal e meio ambiente. 

Informações: www.produquimica.com.br ou telefone (11) 3016-9600.