Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falta de ração mata mais de 500 mil aves

Produtor integrado da Chapecó vive crise sem precedentes.

Redação AI 18/03/03 – Mais de 500 mil aves de integrados da Chapecó Alimentos já morreram nos últimos oito meses por falta de ração, somente no município de Marema.

O cálculo é do prefeito do município oestino, Airton José Tedesco. Ontem (17) foram enterradas cerca de 25 mil aves e hoje (18) devem ser enterradas mais 25 mil. Duas retroescavadeiras foram disponibilizadas exclusivamente para enterrar os animais, e o diretor de obras, Nelci Zilli, disse que não vence atender os pedidos.

O município tem cerca de 100 aviários de integração com a Chapecó Alimentos, e todos enfrentam problemas. A situação se agravou nos últimos 15 dias. Paulo Roberto Zanini enterrou ontem cinco mil frangos do atual lote de 16 mil. Eles ficaram cinco dias sem comida até a chegada da ração, no dia de ontem.

As aves que restaram estão com 27 dias e apenas 300 gramas de peso, quando deveriam estar com cerca de um quilo. Zanini já perdeu mais de 10 mil animais nos últimos meses. Além disso, tem R$ 4,5 mil para receber desde janeiro e dívidas a pagar. Uma parcela de R$ 2,4 mil da construção do aviário vence nos próximos dias. O avicultor Antoninho Pagani também perdeu entre 9 e 10 mil animais, somente no último lote.

Quem teve prejuízo maior foi o produtor Luiz Tomé. No sábado passado, morreram os últimos 500 animais de um lote de 16 mil. Quando o caminhão da ração chegou, no domingo, não havia nenhuma ave viva. Tomé disse que não pretende mais alojar animais enquanto não houver uma solução.

O prefeito Airton Tedesco está solicitando a presença dos órgãos ambientais para que responsabilizem os culpados pela morte dos animais. Tedesco afirmou que até os atendimentos no posto de saúde dobraram em virtude do mau cheiro e o manuseio de animais mortos. Tedesco estima que a perda econômica para o município vai ficar entre 10% e 12% da arrecadação.