Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

FAO, a OIE e a OMS lançam guia sobre a adoção de uma abordagem de saúde única para tratar doenças zoonóticas

As doenças zoonóticas continuam sendo uma ameaça à saúde global, causando milhões de mortes e perdas econômicas a cada ano.

FAO, a OIE e a OMS lançam guia sobre a adoção de uma abordagem de saúde única para tratar doenças zoonóticas

As doenças zoonóticas, aquelas que podem se disseminar entre animais e pessoas, continuam a ter grandes impactos na saúde humana. Todos os anos, quase 60 mil pessoas morrem de doenças zoonóticas. A gripe aviária, a febre Ebola ou a febre do Vale do Rift, constituem ameaças adicionais. Essas doenças não afetam apenas a saúde humana, mas também a saúde e o bem-estar dos animais, causando baixa produtividade e, consequentemente, afetando os meios de subsistência dos agricultores e as economias dos países.

Doenças não conhecem fronteiras. À medida que o comércio global e as viagens se expandem, as doenças zoonóticas são cada vez mais motivo de preocupação em todo o mundo. Todos os dias, novos desafios de saúde surgem na interface homem-animal-ambiente. Para enfrentar essas ameaças, são necessárias colaboração, coordenação, comunicação e ação conjunta entre diferentes setores, usando uma abordagem multisetorial de Saúde Única ou One-health. No entanto, muitos países tem dificuldade para implementar essa colaboração.

Para apoiar os países a preencher essas lacunas, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram no dia 07 de março um guia intitulado “Tomando uma saúde multisetorial e de saúde”.

Este guia, conhecido como o Guia Tripartido de Zoonoses (TZG), fornece princípios, melhores práticas e opções para ajudar os países a alcançar uma colaboração funcional e sustentável na interface homem-ambiente-animal. É flexível o suficiente para ser usado para outras ameaças à saúde; por exemplo, segurança alimentar e resistência antimicrobiana (AMR). Usando a TZG e suas ferramentas operacionais associadas, os países podem construir ou fortalecer suas capacidades nacionais em:

·         Mecanismos de coordenação multisetoriais e de saúde única

·         Planejamento estratégico e preparação para emergências

·         Vigilância e compartilhamento de informações

·         Investigação e resposta coordenadas

·         Avaliação conjunta de riscos para ameaças de doenças zoonóticas

·         Redução de riscos, comunicação de riscos e engajamento da comunidade

·         Desenvolvimento da força de trabalho

Opções para monitorar e avaliar a função e o impacto dessas atividades são adicionalmente incluídas para apoiar os países em seus esforços para melhorar seus quadros, estratégias e políticas de zoonoses. Além disso, a adoção da abordagem de Saúde Única apresentada na TZG ajuda os países a fazer o melhor uso de recursos limitados e reduz as perdas indiretas da sociedade, como impactos na subsistência de pequenos produtores, má nutrição e restrição do comércio e do turismo.

Ao trabalhar de forma colaborativa entre setores e disciplinas, vidas humanas e animais são salvas, a subsistência é garantida e nossos sistemas de saúde globais são melhorados de maneira sustentável. As organizações Tripartidas encorajam os países a usar a TZG para alcançar esses objetivos, adotando uma abordagem de Saúde Única para tratar de doenças zoonóticas.

Acesse o guia clicando aqui.