Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

FAO alerta países africanos sobre possíveis surtos de gripe aviária

A FAO disse às nações africanas para estarem em alerta máximo para a gripe aviária depois que vários surtos do vírus foram relatados em aves selvagens em toda a Europa.  

FAO alerta países africanos sobre possíveis surtos de gripe aviária

O alerta da FAO diz que a doença se espalhou rapidamente na população de aves selvagens da Europa Ocidental. 70 casos foram relatados no Reino Unido, França, Alemanha e Holanda. As granjas comerciais também foram afetadas por surtos de gripe aviária. Como as aves selvagens atuam como reservatórios do vírus e logo começarão a migrar pela África, o risco de transmissão está crescendo.

“A FAO recomenda que os países da África estejam em alerta para a incursão da influenza aviária H5 altamente patogênica (HPAI), após relatórios crescentes de países europeus de detecções em aves selvagens na semana passada.

Os países e fazendas deveriam ter implementado medidas aprimoradas de prevenção, detecção e diagnóstico precoce e de resposta a surtos”, disse o órgão em um comunicado.

“Além disso, é provável que o vírus já tenha chegado a partes do oeste e do norte da África, mas não tenha sido detectado até agora”, disse.

A FAO está recomendando que as nações africanas aumentem os esforços de vigilância de doenças em aves selvagens e aves domésticas e limite o contato entre aves domésticas e bandos selvagens. A organização diz para prestar atenção extra às fontes compartilhadas de água potável para evitar a contaminação.
Surtos anteriores de gripe aviária em 2017 ameaçaram a subsistência e a segurança alimentar de milhões de pessoas na África.