Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Fatores de risco relacionados com as perdas por celulite em frango de corte

A celulite é um processo infeccioso, inflamatório purulento, que através de bactérias invade o tecido subcutâneo devido ao rompimento da integridade da pele, como cortes, arranhões ou outras abrasões, formando placas fibrino-caseosas

Fatores de risco relacionados com as perdas por celulite em frango de corte

A avicultura brasileira atingiu níveis sanitários e de produtividade nos últimos anos que a colocaram como uma das mais competitivas do mundo. O resultado dessa evolução é a oferta de um produto de alta qualidade, fato que levou o frango brasileiro a estar presente em mais de 150 países (AGUIAR et al., 2020).

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil foi o maior exportador de carne de frango do mundo em 2021, com 4,6 milhões de toneladas vendidas no mercado internacional. A produção total atingiu 14,3 milhões de toneladas, ou seja, 32% destinaram-se às exportações (ABPA, 2021). Portanto, é imprescindível que a produção se mantenha com a qualidade esperada pelos importadores, sendo necessários cuidados minuciosos desde a criação até o produto final.

Vários são os desafios encontrados durante o processo relativo à produção e abate de frangos. Entre eles estão perdas registradas em abatedouros brasileiros, as quais têm como principais causas os itens descritos na Tabela 01.

A celulite foi a quarta maior causa de condenação de frangos de corte produzidos no Brasil.

Confira a matéria completo na Edição 1315 da Revista Avicultura Industrial