Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fazenda da Toca

Fazenda da Toca promove curso sobre produção de ovos orgânicos

Com três dias de duração, o programa inclui aprendizado teórico e prático envolvendo o processo produtivo

Fazenda da Toca promove curso sobre produção de ovos orgânicos

Curso acontece entre os dias 13 e 15 de novembroA produção de ovos orgânicos vem ganhando cada vez mais importância na avicultura. Com a demanda crescente por alimentos mais saudáveis e a maior consciência dos consumidores em relação a questões como o bem-estar animal, o segmento conquistou espaço expressivo no mercado e vem se consolidando cada dia mais. Pensando nesse cenário, entre os dias 13 e 15 de novembro, a Fazenda da Toca, por meio do Toca Experiências, promove o curso “Produção de ovos orgânicos”.

Nos três dias de curso, serão abordados os principais temas relacionados à produção de ovos orgânicos, como o bem-estar animal, estrutura dos aviários, sanidade, tecnologia, automação, alimentação e gargalos do setor, em momentos que envolvem aprendizado teórico e prático envolvendo o processo produtivo.

O conteúdo aborda temas como os motivos que tornam importantes a produção animal orgânica no atual contexto socioambiental global; as tendências de mercado e a viabilidade econômica; e os sistemas de produção free range, cage free e antibiotic free, conforme disponibilizado no site https://goo.gl/CRiaSw 

Voltado para produtores rurais, agricultores, avicultores, estudantes e todos aqueles interessados no bem-estar animal e no manejo sustentável, o curso tem duração de 27 horas (três dias), com um investimento de R$ 1.200, incluindo alimentação completa e hospedagem. Entre os instrutores estão os zootecnistas Everton Lemos e Javer Alves; o coordenador do sistema de produção de ovos orgânicos da Fazenda da Toca, Rodrigo Cobrelo; e o engenheiro agrônomo homeopata, João Nabuco. Além disso, participam também os convidados especiais Fernando Bicaletto, diretor-geral da Fazenda da Toca; Osvaldo Viu Serrano Junior (Juca), diretor Agrícola da Fazenda da Toca; e as moderadoras Mônica Passarinho e Olívia Gomes, ambas do Instituto Toca.

Com produção de ovos iniciada em 2011, a Fazenda da Toca atualmente tem os ovos como principal foco produtivo, mantendo nove aviários que abrigam cerca de 100 mil aves. A proposta deste curso básico é disseminar práticas e conhecimentos para uma produção de ovos que considera uma melhor relação entre ser humano, meio ambiente e produção, além de capacitar produtores para a transição rumo a um segmento bastante próspero da avicultura.

Instrutores

Everton Lemos – Zootecnista pela Unesp/ Botucatu, atua com pesquisas voltadas ao desenvolvimento e inovação de sistemas agroflorestais focados na produção animal, nutrição alternativa e bem-estar no Centro de Estudo e Inovação em Agrofloresta – CEIA, situado na Fazenda da Toca. Já participou de projetos relacionados à disseminação de sistemas silvipastoris por meio da recuperação de pastagens degradadas e comportamento de plantas forrageiras submetidas a sombra e intensidades de pastejo.

Rodrigo Cobrelo – Coordenador do sistema de produção de ovos orgânicos da Fazenda da Toca há cinco anos. Técnico agrícola pelo SENAR, com formação em agricultura orgânica.

Javer Alves – Graduado em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMG- campus Bambuí) e mestre em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/ Botucatu. Doutor em Produção Animal pelo programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/Botucatu. Possui experiência em pesquisas relacionadas com produção e nutrição de aves de postura e corte, manejo e bem-estar de aves de postura. Atuação principal: manejo e produção de aves (poedeiras, frangos, codornas), enzimas e bem-estar animal.

João Nabuco – Engenheiro Agrônomo Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa em 2006. Sócio fundador da empresa Instituto de Homeopatia Rural onde ajudou a desenvolver 50 preparados homeopáticos e metodologias de escolha de tratamento homeopático para plantas que são utilizados por agricultores e técnicos, viabilizando o uso da homeopatia no campo gerando cultivos resistentes a pragas e doenças, minimizando perdas com aumento de produtividade. Desenvolve a comercialização destes preparados difundindo a tecnologia homeopática tornando-a acessível e prática. Presta assistência técnica com o uso da homeopatia no controle de pragas, doenças e intempéries climáticas. Ministra palestras e cursos.

Convidados Especiais

Fernando Bicaletto – Administrador de Empresas com 25 anos de experiência na área Comercial de companhias como L’Oreal, Sadia e BRF, atuando em várias regiões do Brasil e América Latina. Na Fazenda da Toca há três anos, atualmente é o diretor-geral da Fazenda da Toca, com o desafio de estruturar as operações de um novo segmento em crescimento, tanto no mercado interno como externo.

Osvaldo Viu Serrano Junior (Juca) – Diretor Agrícola da Fazenda da Toca, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Juca, como é conhecido, é agricultor de produtos orgânicos desde 1995.

Facilitação e Moderação

Mônica Passarinho – Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Atua no Instituto Toca, onde promove a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação de Transição.

Olívia Gomes – Geógrafa pela UNESP – Rio Claro e agrofloresteira, aprende e atua seguindo os princípios de Ernst Gotsch e está envolvida com projetos de agrofloresta em assentamentos de reforma agrária e universidades. Atualmente coordena os cursos e vivências no Instituto Toca.

Toca Experiências

O Toca Experiências é a área da Fazenda da Toca criada para compartilhar o que acreditamos e aprendemos na Fazenda. Com o Toca Experiências, promovemos cursos, palestras, visitas, vivências, programa de voluntariado, entre outros, com o objetivo de difundir conhecimento e disseminar informações nas áreas de agricultura, educação e alimentação.

Fazenda da Toca

A Fazenda da Toca fica na cidade de Itirapina, a 200 km da capital de São Paulo e se dedica à produção de sistemas agroflorestais. Ela abrange uma área de 2.300 hectares, com produção 100% orgânica de frutas, ovos e grãos, tudo isso entre matas nativas, vila de moradores, áreas de pesquisas em agricultura regenerativa e o Instituto Toca, voltado para a educação com foco em alfabetização ecológica.

Serviço

“Produção de ovos orgânicos”

Data: De 13 a 15 de novembro de 2017

Local: Fazenda da Toca – Rodovia Washington Luiz, Km 204 – Itirapina – SP

Carga horária: Três dias, 27 horas

Investimento: R$ 1.200,00 (alimentação completa e hospedagem).

Preços especiais para grupos. Informações no e-mail [email protected]

Número de vagas: 30

Horários do curso:
Dia 13/11: Início às 10h e término às 19h
Dia 14/11: Início às 7h30 e término às 19h
Dia 15/11: Início às 7h30 e término às 16h
Inscrições: https://goo.gl/k2W8rZ