Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rio Grande do Norte

Fazenda usa WhatsApp para vender ovos de galinha caipira

Fazenda São José, que fica na cidade de Mossoró, produz cerca de 250 ovos de galinha caipira por semana

Fazenda usa WhatsApp para vender ovos de galinha caipira

.Poderia ser qualquer mensagem de bom dia, mas na fazenda São José, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar no Estado do Rio Grande do Norte, quando o telefone toca é sinal de encomenda. E, se tem consumidor querendo provar uma galinha caipira no almoço, tem empreendedor disposto a entregar o produto em casa. E a ideia é justamente essa: usar o WhatsApp para vender galinhas e ovos de galinha caipira pelo celular.

Na fazenda, são atualmente quase 100 aves da raça Isa Label. O foco é a produção de ovos caipiras, mas dependendo da encomenda, já a partir do sexto mês de vida algumas galinhas já vão para o abate.

As dicas de manejo da galinha caipira foram importantes para o projeto. Gabriel, o idealizador, trabalha como psicólogo na cidade. Ele resolveu investir também na atividade que vivenciava de forma recreativa na fazenda da família. Agora, toda semana, ele acompanha de perto o serviço. Um funcionário da fazenda é quem faz as entregas, sempre seguindo as orientações técnicas que recebeu.

O projeto começou a ganhar forma em setembro do ano passado, quando a estrutura foi montada. Na fazenda São José são 300m². As aves têm acesso a um galpão com água, ração e poleiros. E também tem um espaço de pastejo. Nele, o capim é aguado diariamente. É ele que recobre a área e garante nutrientes para as aves a qualquer hora.

Já a alimentação no aviário é servida pela manhã e à tarde, variando conforme a fase de desenvolvimento. A ração é sempre de base vegetal.

Por semana, a fazenda produz cerca de 250 ovos. E, para vender, Gabriel conta com uma aliada importante: a tecnologia.