Guia Gessulli
Comentário

Ferrogrão: conexão de Mato Grosso e do Brasil ao mundo

Por Edeon Vaz Ferreira, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso

Edeon Vaz Ferreira

Membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso

24-Mar-2021 15:24

Na última semana, no dia 15 de março, segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu todas as ações que estão sendo feitas em relação à Ferrogrão, no âmbito da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da infraestrutura.

Por meio desta ferrovia, se prevê conectar Mato Grosso às regiões Médio Norte e Norte, grandes produtoras de grãos, pelo município de Sinop (MT) até os portos fluviais de Miritituba, no Pará, nas margens do rio Tapajós, em um traçado de 933 quilômetros paralelo à rodovia BR-163.

A medida tomada pelo ministro tem sido considerada um absurdo pelo meio. Sua suspensão se baseou no fato de que a desafetação do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, por onde passará a Ferrogrão, foi feita por Medida Provisória (MP) e não por Projeto de Lei (PL). Porém, uma MP também é discutida no Congresso Nacional para ser transformada em lei.

Nós não vemos nenhum problema ambiental para a construção da Ferrogrão. Para Mato Grosso, ela é a mais importante das ferrovias. Embora a Ferronorte e a FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) sejam também importantes, a Ferrogrão será a grande balizadora dos fretes para o estado e para o Brasil. Nós temos que continuar lutando para que a Ferrogrão se torne realidade.

Alexandre de Moraes se equivocou da forma que está atacando o setor produtivo de Mato Grosso. Não concordamos e apoiamos o Procurador-geral da República, Augusto Aras, quando ele pede ao plenário que não concorde com a liminar.

O Ministro está prestando um desserviço à nação brasileira e ao setor produtivo de grãos.

20 de Setembro de 2021
Análise de Mercado

Preço do quilo frango vivo tem cenários diferentes nas principais praças

Segunda quinzena de setembro fechou sua primeira semana com contrastes no preço do frango vivo; em Santa Catarina ocorreu uma forte queda; já no Paraná, ligeira alta e nas demais praças houve estabilidade.

14 municípios do PR superam R$ 1 bilhão em Valor Bruto da Produção Agropecuária
23 de Setembro de 2021
Produção

14 municípios do PR superam R$ 1 bilhão em Valor Bruto da Produção Agropecuária