Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviaria

Filipinas proíbe temporariamente as importações de aves do Reino Unido

Proibição se deu após o país relatar surtos de influenza aviária de alta patogenicidade H5N8 

Filipinas proíbe temporariamente as importações de aves do Reino Unido

Importações de aves  do Reino Unido foram proibidas depois que o país relatou surtos de gripe aviária de alta patogenicidade H5N8 (gripe aviária).

O secretário da Agricultura, William D. Dar, assinou um memorando em 5 de março que proibia a entrada de aves domésticas e selvagens no Reino Unido e seus produtos, incluindo carne de aves, pintos de um dia, ovos e sêmen.

A ordem também inclui a suspensão do processamento, avaliação e emissão de autorizações sanitárias e fitossanitárias de importação dessas commodities.

O Departamento de Agricultura emitiu uma ordem semelhante em 14 de dezembro que proibiu as importações de aves da Inglaterra, um dos países componentes do Reino Unido.

Dar disse que a proibição foi expandida para o Reino Unido depois que surtos foram relatados na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Propaganda 
“Dado que a gripe aviária altamente patogênica já se espalhou em todos os quatro países do Reino Unido em um período de três meses, é recomendado que uma proibição nacional seja imposta”, disse Dar.

“A influenza aviária altamente patogênica no Reino Unido matou 203.128 aves”, acrescentou.

“Todos os outros carregamentos aceitos no porto de origem no dia seguinte à data da comunicação oficial às autoridades britânicas são, portanto, aconselhados a não embarcar”, disse Dar.

Jesus C. Cham, presidente da Associação de Importadores e Comerciantes de Carne, disse que a proibição das importações de aves do Reino Unido afetará a indústria doméstica de processamento de carne, bem como os consumidores.

“É uma pena que a situação do abastecimento esteja cada vez mais apertada. Isso se traduzirá em custos mais elevados de matéria-prima para os processadores e, posteriormente, para os consumidores. Precisamos encontrar uma solução rapidamente ”, disse o Sr. Cham.

Os processadores “não podem aumentar seus preços, então precisam absorver (o impacto) da melhor forma possível”, acrescentou.

De acordo com o Bureau of Animal Industry, as importações de frango do Reino Unido em 31 de janeiro totalizaram 1,66 milhão de quilos, ou 9,8% do total.

O Sr. Dar confirmou que todos os embarques de aves em trânsito, carregados ou aceitos nos portos antes da comunicação oficial do memorando de ordem aos funcionários britânicos ainda serão permitidos, desde que não sejam provenientes da Inglaterra; as Ilhas Orkney na Escócia; Lisburn e Clough na Irlanda do Norte; e Anglesey no País de Gales.