Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Filipinas registra surto de Influenza Aviária em granja de codornas

O vírus encontrado na produção é do tipo H5N6 considerado de alta patogenicidade

Filipinas registra surto de Influenza Aviária em granja de codornas

Um surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do tipo H5N6 foi reportado pela Filipinas, conforme relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal. O surto ocorreu em uma granja de codornas no município de Jaen, província de Nueva Ecija.

De acordo com o relatório da OIE 15 mil codornas foram afetadas pelo surto, desta 3000 morreram devido a doença e as outras 12 mil sofreram abate sanitário. A origem do surto ainda é desconhecida.

Medidas de Biossegurança foram tomadas como Controle de movimento dentro do país; Vigilância dentro e fora da zona de contenção; Quarentena; Descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos; Desinfecção e Inspeções ante e post mortem estão sendo feitas.

Estados Unidos

Na segunda-feira (16/03) os Estados Unidos reportou três surtos de Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade em um fazenda de produção perus de corte no Condado de Union na Carolina do Norte. O Sorotipo encontrado na propriedade foi o H7N3.

No total mais de 90 mil perus foram afetados. Segundo o relatório o Serviço de Inspeção de Saúde Animal do USDA (APHIS) e o Departamento de Agricultura da Carolina do Norte estão conduzindo uma investigação epidemiológica abrangente e implementaram vigilância e testes. Cinco instalações comerciais adicionais de aves foram colocadas em quarentena e amostradas para o vírus da influenza aviária. Os resultados ainda estão pendentes.