Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coronavírus

Filipinas suspende importações de frango brasileiro; Brasil pode acionar OMC

Segundo comunicado do Departamento de Agricultura, medida é temporária e visa proteger os consumidores filipinos

Filipinas suspende importações de frango brasileiro; Brasil pode acionar OMC

As Filipinas suspenderam as importações de carne de frango do Brasil após a China supostamente ter encontrado traços do novo coronavírus em embalagens de produtos brasileiros comercializados no país. Segundo comunicado do Departamento de Agricultura daquele país, a medida é temporária e visa proteger os consumidores filipinos. O governo brasileiro pode acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão, segundo informação divulgada neste sábado (15) pelo jornal Valor Econômico.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em nota, afirmou que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas.

“Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, ressalta.

A entidade aponta que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ainda conforme a ABPA, o setor exportador brasileiro tem adotado todas as medidas para proteção dos trabalhadores. A entidade reafirma a garantia da inocuidade dos produtos, resultado de medidas adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global. 

Brasil irá recorrer à OMC

O governo brasileiro vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão das Filipinas de suspender as importações de carne de frango brasileiras. A informação foi divulgada no sábado (15/8) pelo jornal Valor Econômico, segundo o qual o Brasil cobra explicações do governo filipino, embora ainda não tenha sido notificado oficialmente sobre a decisão do país de embargar o produto nacional.