Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Filipinas suspende proibição de importação de aves da Austrália

Departamento de Agricultura (DA) disse que suspendeu a proibição das importações de produtos avícolas de Lethebridge, no estado australiano de Victoria

Filipinas suspende proibição de importação de aves da Austrália

O Secretário da Agricultura, William D. Dar, assinou o Memorando de Ordem nº 40 em 2 de julho, que permitiu a entrada de tais importações após uma análise do DA ter indicado um risco insignificante de contaminação.

“(I) por meio deste levantamento a proibição temporária da importação de aves domésticas e selvagens e seus produtos, incluindo carne de aves, pintos de um dia, ovos e sêmen originários de Lethebridge, Victoria, Austrália”, disse Dar no pedido de memorando.

Dar disse que a proibição foi suspensa depois que a Organização Mundial de Saúde Animal declarou que Lethebridge estava livre da gripe aviária ou gripe aviária altamente patogênica.

O DA emitiu a Ordem Memorando nº 59 em 6 de novembro, que permitiu a importação de produtos avícolas do resto da Austrália.

No entanto, os produtos da Lethebridge permaneceram proibidos devido a relatos de que a gripe aviária H7N7 ainda estava presente na área.

Solicitado a comentar, o presidente da Associação de Importadores e Comerciantes de Carnes, Jesus C. Cham, disse em uma mensagem por telefone que o pedido por memorando terá um efeito “muito pequeno” na situação geral de abastecimento, particularmente no segmento de carne mecanicamente desossada (MDM).

O MDM é usado por processadores em enlatados de baixo preço e outros produtos, como cachorros-quentes e nuggets de frango.

“O efeito é muito pequeno. O país, particularmente o DA, precisa instituir proibições zonais e também credenciar novas fontes. Exemplos dessas novas fontes incluem Polônia, Hungria e Turquia ”, disse Cham.

Em 2020, o Bureau of Animal Industry estimou que as importações de frango da Austrália totalizaram 1.174,55 toneladas métricas (MT), representando 0,3% das importações de frango do país. Cerca de 83,7% das importações australianas foram na forma de MDM.

As Filipinas também adquiriram 16,41 TM de importações de patos da Austrália em 2020, ou cerca de 16,8% de todas as importações de patos.