AveSui2021
25-Ago-2020 09:28 - Atualizado em 25/08/2020 11:47
Inspeção Federal

Fiscais agropecuários pedem contratação de profissionais aprovados em concurso

140 médicos veterinários foram aprovados no concurso realizado em 2017

Auditores fiscais federais agropecuários solicitaram uma audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para reforçar o pedido de contratação de 140 médicos veterinários aprovados no concurso realizado em 2017.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e a União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa) reclamam do déficit de profissionais e da realização de horas extras acima do limite permitido.

A categoria prepara uma mobilização nacional para setembro e não descarta a possibilidade de greve ou paralisação.

As entidades também criticam pontos do decreto 10.419/2020, que permite a contratação de veterinários privados por meio de um Serviço Social Autônomo para atuar nos frigoríficos e suprir parte desse déficit.

"Os serviços sociais autônomos seriam, na prática, os responsáveis pela fiscalização agropecuária porque teriam profissionais dentro dos frigoríficos, diretoria com salários diferenciados do serviço público, receberiam taxas pagas pelos estabelecimentos fiscalizados e certificariam o autocontrole realizado pelas empresas. Com esses poderes fica claro que o SSA terá enorme influência sobre a fiscalização”, reclama Maurício Porto, presidente do Anffa Sindical.

O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, afirmou, em entrevista recente ao Valor, que a responsabilidade pela inspeção é do Ministério da Agricultura e que o Serviço Social Autônomo fará a intermediação para contratação de auxiliares dos auditores, que continuarão sendo servidores concursados. Apesar de não descartar indicativo de greve, os auditores dizem que "acompanham de perto as medidas" solicitadas à Pasta e "discutem agora as próximas ações para o mês de setembro, sem que haja prejuízo ao abastecimento no país e sem colocar
em risco a qualidade do alimento consumido pela população".

Na semana passada, a categoria realizou um dia nacional de mobilização para debater essas demandas

Valor
Deixe seu Recado