Yamasa
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Cooperativa

Fórmula da C.Vale permite que fábrica de ração para peixes produza alimentos para frangos

Ajustes no processo viabilizaram a produção de 1.500 toneladas de ração para frangos, com ganhos de conversão alimentar

Redação
19-Jan-2021 12:04

Uma inovação implementada pela C.Vale resultou em um feito inédito na nutrição animal. Funcionários da cooperativa desenvolveram uma fórmula que permitiu à indústria de rações para peixe produzir rações para frango. A iniciativa exigiu quatro meses de testes até se chegar a um processo que viabilizasse não só a produção, mas bons resultados de conversão alimentar pelos frangos.

Sem referências para servir de base, já que não havia experimento semelhante no mercado, um grupo de funcionários dos departamentos Avícola e de Peixes desenvolveu procedimentos específicos para a produção de ração pré-inicial para aves. Trabalhando em colaboração com a Wenguer, empresa norte-americana responsável pela extrusora de ração para peixes, o grupo fez ajustes nos equipamentos que envolveram granulação, temperatura e secagem.

“A nossa preocupação era evitar perda de proteínas e enzimas necessárias ao crescimento do frango”, explica Gilberto Mainardes, supervisor do Departamento Avícola.

Os ajustes no processo viabilizaram a produção de 1.500 toneladas de ração para frangos, inclusive com ganhos de conversão alimentar. “Tivemos ganhos de até 10 gramas por ave em comparação à ração convencional peletizada e triturada”, assegura Mainardes.

 

VANTAGENS

A alternativa criada para implementar a medida vai, também, significar maior aproveitamento da fábrica de rações para peixes. Agora, o período mais frio do ano em que a indústria reduzia seu ritmo já que as tilápias comem menos durante o inverno, será utilizado para a fabricação de rações para frango, reduzindo custos fixos e aliviando as atividades da indústria que abastece 984 aviários da cooperativa.

AveSui2021_dentro

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse que a inovação surpreendeu até mesmo os técnicos da Wenguer. Eles vieram ao Brasil para conhecer o processo que resultou na inovação. “O processo que a C.Vale desenvolveu é inédito e abriu para eles novas possibilidades de negócio. Agora eles podem fornecer equipamentos para a produção de ração para frangos”, comentou Lang.

Ele lembrou, ainda, que a C.Vale tem pioneirismo em tecnologia de produção animal, tendo sido a responsável pela introdução do uso da climatização de aviários na avicultura comercial brasileira.

Assuntos do Momento

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE
24 de Fevereiro de 2021
Europa

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE

Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

AveSui2021_dentro
VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
24 de Fevereiro de 2021
Crescimento

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%

A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite

Produtora de carne de frango São Salvador Alimentos protocola pedido de IPO
25 de Fevereiro de 2021
Mercado

Produtora de carne de frango São Salvador Alimentos protocola pedido de IPO

Fundada há mais de quarenta anos, a empresa tem uma capacidade diária de abate de aproximadamente 520 mil aves e vende para mais de 23 mil clientes por mês no Brasil e em 38 países

 

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho
25 de Fevereiro de 2021
Dicas Técnicas

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho

Por Scott Jordan, especialista em Incubação e Serviços Técnicos da Cobb-Vantress

Copacol  atinge a marca de 2 bilhões de aves abatidas na Unidade Industrial de Cafelândia
25 de Fevereiro de 2021
Cooperativa

Copacol atinge a marca de 2 bilhões de aves abatidas na Unidade Industrial de Cafelândia

O volume acumulado em praticamente 39 anos do início das operações da estrutura industrial demonstra o crescimento contínuo da avicultura na Cooperativa

Mais assuntos do momento