Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Europa

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE

Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE

A Influenza aviária na Europa está agora se aproximando dos níveis vistos pela última vez em 2016, com a oferta de ovos diminuindo na Polônia, um dos países mais afetados devido à perda de galinhas poedeiras, em um sinal de que o vírus está começando a afetar as aves indústria.

A doença, comumente chamada de gripe aviária, foi encontrada em vários países europeus, dizimando rebanhos com perdas contundentes para os fazendeiros já fortemente atingidos pelo Covid-19.

A Ásia também está enfrentando surtos da mesma cepa H5N8 altamente patogênica, já que o setor pecuário também sofre com a epidemia de peste suína africana.

A Rússia disse no fim de semana que registrou o primeiro caso de gripe aviária A (H5N8) transmitido para humanos por pássaros em sete trabalhadores de uma avicultura, levantando a preocupação de que o vírus pudesse se transformar em uma doença entre humanos.

A doença tende a começar no outono, sendo transmitida por aves selvagens migratórias a caminho da Ásia para a Europa.

“O número de surtos aumentou ainda mais do que em anos difíceis”, disse Monique Eloit, chefe da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), à Reuters.

Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

O total representa uma pequena fração do rebanho de aves da UE e ainda não há sinais de qualquer escassez de frango.

Houve 6,4 bilhões de frangos abatidos para carne na UE-27 em 2019, de acordo com estatísticas divulgadas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A perda de galinhas poedeiras, no entanto, reduziu a oferta de ovos e pressionou os preços para cima.

Os preços dos ovos no mercado atacadista da Polônia aumentaram cerca de 18% a 20% no final de janeiro, disse Katarzyna Gawronska, diretora da Câmara Nacional de Produtores de Aves e Rações.

Dados divulgados pela Comissão Europeia mostram que os preços dos ovos também estão subindo em vários outros países da UE, incluindo França e Alemanha, embora continuem fracos em outro grande país produtor, a Espanha.

“Levando em consideração as perdas em aves na Polônia e em toda a Europa, o mercado de ovos experimentou recentemente uma forte alta de preços – esses preços estavam latentes anteriormente”, disse Gawronska.

A Polônia produziu 648.000 toneladas de ovos em 2019, tornando-se o sexto maior produtor de ovos da União Europeia, mostraram dados da UE.

Os fazendeiros alemães temiam as proibições de exportação de seus ovos.