Acordo Comercial

França deve exportar patos, gansos e de foie gras para China

França deve exportar patos, gansos e de foie gras para China

A China  pode estar no meio de uma guerra comercial que arrasa a economia com os Estados Unidos, mas suas relações com a  França parecem estar florescendo.

Os dois países assinaram contratos no total de US$ 15 bilhões durante uma visita do presidente francês Emmanuel Macron , disse uma autoridade do governo chinês em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Foram feitos acordos nas áreas de aeronáutica, energia e agricultura, incluindo a aprovação de 20 empresas francesas para exportar aves, bovinos e suínos para a China, bem como uma promessa da China de apoiar as compras de aviões da Airbus.

Os dois países concordaram em expandir um acordo para produtos avícolas alcançado no início deste ano para incluir as exportações francesas de patos e gansos, além de foie gras, uma especialidade francesa feita a partir de fígado de pato e ganso.

Os líderes também concordaram em trabalhar para permitir que a França exporte sêmen de porco para a China, de acordo com um comunicado do gabinete do presidente francês.

Enquanto isso, a China disse que apoiaria as compras de aviões de suas empresas fabricadas pela fabricante de aviões europeia Airbus, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

Os dois países concordaram em  trabalhar juntos para avançar na conclusão e entrega dos aviões Airbus A350, além de intensificar os investimentos da empresa de aviação na China.

Os acordos de energia incluíram um memorando de entendimento entre o Beijing Gas Group e a concessionária francesa Engie para colaborar em um terminal de gás liquefeito e armazenamento na cidade de Tianjin, no norte.

Um executivo do Beijing Gas Group disse à Reuters que a cooperação com a Engie também incluirá a empresa francesa fornecedora de tecnologia de membrana, usada para prevenção de vazamentos de gás, nos grandes projetos de armazenamento de gás nos quais a China está embarcando.

Macron e o presidente chinês Xi Jinping  também divulgaram nesta quarta-feira uma declaração conjunta afirmando seu apoio ao “irreversível” Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, que os Estados Unidos anunciaram sua saída a partir desta semana.

Entre outros acordos, a Total da França estabelecerá uma joint venture com o Grupo Shenergy da China para distribuir gás natural liquefeito por caminhão no delta do rio Yangtze.

Os dois países também concordaram em chegar a um acordo até o final de janeiro de 2020 sobre o custo e a localização de uma instalação de reprocessamento de combustível nuclear a ser construída por Orano, anteriormente conhecida como Areva. Os planos anteriores de construir a fábrica em Lianyungang, na província de Jiangsu, no leste da China, foram cancelados após protestos.