Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

França e EUA anunciam cooperação para evitar gripe aviária

Países criarão um grupo de trabalho conjunto.

Redação (07/02/06) – O Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o Instituto Pasteur da França assinaram hoje um acordo de cooperação para formular um plano de combate à gripe aviária. O objetivo é evitar que haja uma pandemia da doença.

O acordo, que prevê o início da colaboração pelo sudeste asiático, foi firmado em Paris pela diretora do Instituto Pasteur, Alice Dautry, e pelo secretário adjunto de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar. Os dois órgãos criarão um grupo de trabalho conjunto com diversas funções.

O aumento das capacidades de vigilância, pesquisa, diagnóstico e combate às doenças infecciosas, a implementação de trocas de competências técnicas e a difusão de informações precisas sobre este tipo de doença serão as principais tarefas do grupo.

A ameaça de uma epidemia mundial de gripe exige um estudo global. O grau de preparação e o nível de resposta a uma pandemia são responsabilidades que devem ser compartilhadas disse Azar.

O funcionário americano ressaltou que a colaboração com a França “desenvolverá uma linha de ação internacional diante da eventualidade de uma pandemia nos países onde a gripe aviária atinge as aves, e onde foram constatados casos de contágio humano e mortes”.

Através de conferências científicas, formação de pessoal e intercâmbios de analistas, os signatários pretendem “melhorar o nível de preparação contra os riscos das doenças contagiosas, em particular as doenças respiratórias e a gripe”.

Dautry destacou que a gripe aviária faz parte de suas preocupações desde 2004, e que o instituto “reforçou consideravelmente seus instrumentos” para combater a doença.