Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saniadde

França flexibiliza medidas contra influenza aviária com diminuição de casos

A França está entre os países europeus que viram o vírus da gripe aviária H5N8 se espalhar durante o inverno de aves selvagens para aves domésticas.

França flexibiliza medidas contra influenza aviária com diminuição de casos

A França deve permitir que aviários em áreas do sudoeste afetadas por uma severa cepa da influenza aviária retomem a produção após uma queda acentuada em novos casos da doença, disse o Ministério da Agricultura.

A França está entre os países europeus que viram o vírus da gripe aviária H5N8 se espalhar neste inverno de aves selvagens para aves domésticas.

As autoridades realizaram o abate em massa de bandos para conter a doença, com a França abatendo cerca de 3 milhões de aves, a maioria patos.

O número de novos surtos do vírus na França caiu para cinco na primeira semana de março, em comparação com quase 130 na primeira semana de janeiro, enquanto na região mais afetada das Landes nenhum novo caso foi registrado na última mês, o ministério disse em um comunicado na sexta-feira.

“Isso significa que as medidas drásticas implantadas para limitar a propagação do vírus … trouxeram resultados”, disse o documento.

As fazendas nas zonas do sudoeste que foram anteriormente sujeitas ao abate em massa poderão retomar a criação de certos tipos de aves, incluindo galinhas, embora os rebanhos sejam confinados em ambientes fechados.

A proibição da criação de patos e gansos nessas áreas continuaria até que a epidemia de H5N8 estivesse completamente terminada, dada a vulnerabilidade particular desses animais ao vírus, acrescentou o ministério.

O risco de gripe aviária permaneceu alto na França e na Europa, disse o ministério, observando dois casos esta semana no nordeste da França e 39 casos entre aves selvagens na Europa no fim de semana passado.

Embora muitas vezes mortais para as aves, esses vírus raramente são transmitidos aos humanos e não são conhecidos por representar um risco para o consumo de produtos avícolas.

No entanto, um primeiro caso de gripe aviária A (H5N8) transmitido a humanos – trabalhadores de uma avicultura russa – levantou a preocupação de que o vírus pudesse sofrer mutação.