Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

França suspende voluntariamente exportação de frango para a China após surto de IA

O controle sanitário vem sendo um forte critério adotado pelos chineses para a manutenção das parcerias comerciais

França suspende voluntariamente exportação de frango para a China após surto de IA

A França suspendeu de modo voluntário a exportação de produtos de carne de aves para a China, informou a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), em comunicado divulgado nesta manhã. De acordo com a nota, a interrupção da comercialização ocorre em função do surto de gripe aviária que atinge o país europeu.

O primeiro foco da doença foi identificado pelos franceses no dia 16 de novembro, na região de Haute-Corse, conforme o Ministério da Agricultura francês. O vírus identificado foi o H5N8, considerado altamente patogênico pelos órgãos de saúde e semelhante ao que circula atualmente na Holanda. Com a detecção do surto, as autoridades implementaram um alerta de nível alto para evitar a propagação da gripe aviária. Na quarta-feira (2), o país informou ter encontrado dois outros focos ligados ao primeiro nas regiões de Yvelines e no sul da Córsega. O Ministério informou que todas as medidas sanitárias foram tomadas e a vigilância foi reforçada nesses locais.

O controle sanitário vem sendo um forte critério adotado pelos chineses para a manutenção das parcerias comerciais com vários países. Após uma onda de embargos temporários da China, algumas empresas vêm optando por embargar voluntariamente a comercialização para o país asiático. As autoridades francesas, portanto, decidiram antecipar essa paralisação nas exportações para a China, conforme o Gacc.