Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Frango Forte pede mais prazo

Segundo administrador judicial, falência do grupo será decretada caso empresa não apresente plano de recuperação aos credores.

Frango Forte pede mais prazo

“Esta será a última vez que prorrogamos a decisão”. Com essas palavras o advogado Nelson Garey, administrador judicial do Frigorífico Frango Forte, informa não haverá novos prazos. “Da próxima vez, se não houver uma decisão, decretarei a falência do frigorífico”, diz ele, referindo-se à nova reunião agendada para o próximo dia 16, no teatro do Seminário Santa Terezinha, em Tietê (SP).

O novo adiamento foi feito a pedido do Frigorífico Frango Forte alegando que o plano de recuperação não tinha sido concluído pela empresa auditora, a PricewaterhouseCoopers. “Colocamos para votação o pedido de adiamento e 72% dos credores presentes na reunião concordaram com a transferência da nova data”, explica Garey.

“Depois da assembleia, levamos ao conhecimento do juiz responsável pelo caso, um relato sobre a decisão que foi tomada pelos participantes. Tudo é registrado em ata”, acrescenta.

Indústria de boatos – O Frigorífico Frango Forte tem papel fundamental para a economia dos municípios de Tietê e Conchas, onde ficam a sede e a planta de abate, respectivamente. Muitos trabalhadores e produtores rurais dependem direta ou indiretamente da atividade avícola na região. Com o fechamento da empresa, a economia local entrou em colapso.

Durante a intervenção judicial a especulação sobre o destino do Frango Forte foi constante. “Houve até denúncias de que estavam vendendo os bens do frigorífico em Conchas, e tivemos que ir até o local com acompanhamento de um oficial de Justiça para certificar a veracidade”, revela Garey.

Questionado sobre a informação veiculada no Jornal Informativo de Conchas, em sua edição 420 (10.10.2009), de que o Frango Forte estaria contratando 500 funcionários e retomando a parceira com as granjas para a criação de frangos, Garey comentou que também sabia da especulação.

“Teve até um boato, que uma empresa, a Hightec (Agropecuária Hightec Ltda.), estaria assumindo a empresa. Mas até o momento não existe nada concreto”, explicou.

“Isso seria ilegal se ela estivesse falida e tivesse reaberto sem autorização judicial, mas por enquanto ela não faliu. Tudo ainda não passa de boatos. Só iremos conhecer a realidade no próximo dia 16, o ‘Dia D’ da Frango Forte”.

Denúncias – O frigorífico Frango Forte foi alvo de uma série de denúncias feitas pela imprensa em 2008. Uma delas apontava que a empresa comercializava frango congelado com adição de água acima do permitido por lei, lesando o consumidor.

Na época, o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) realizou uma fiscalização rigorosa no frigorífico, proibindo por dez dias a comercialização dos produtos.

Todos os fatos ocorreram no início da crise econômica mundial, que afetou o abastecimento de milho e soja, em virtude do aumento no preço das commodities. Como resultado, a empresa não conseguiu honrar o fornecimento de rações para as granjas afiliadas, ocorrendo a morte de milhares de aves confinadas.