Alltech
Produção

Frango halal atinge marca de quase 800 mil toneladas embarcadas nos primeiros cinco meses de 2021

Produção de frango halal

18-Jun-2021 15:26 - Atualizado em 21/06/2021 10:10

As exportações de frango para os países árabes continuam em alta. De acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – nos primeiros cinco meses deste ano o Brasil exportou quase 800 mil toneladas de frango halal para países árabes e com origem muçulmana. Mesmo com o embargo da Árabia Saudita, ainda de acordo com a ABPA, o Brasil cresceu 57% no mês de maio em embarques ao país ante o mesmo período de 2020.

,
Top 5 importadores

“O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosméticos, fármacos, alimentos, entre outros. “Porém é importante ressaltar que a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, comenta Omar.

,
Exportação frango halal

Exportações de frango halal para o mundo árabe

No acumulado do ano, ou seja, entre janeiro e maio, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – as exportações de frango halal registraram 786.976 mil toneladas embarcadas. Os principais importadores (em toneladas) foram a Arábia Saudita com 206.926 t; Emirados Árabes 117.138 t; Iemen 48.885 t, Libia 39.127 t e Kuwait 36.086 t. O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Só maio deste ano, foram exportadas 165.480 t de frango halal, sendo 47.136 t para Arábia Saudita, que no mesmo período do ano passado comprou cerca de 30 mil t, 25.880 t para os Emirados Árabes e 9.889 t para Iemen, que tem crescido e se destacado nas compras de frango Halal.