Frango Sertanejo aumenta a produção para exportar

Redação AI 28/01/2003 – A Frango Sertanejo acaba de renovar o Convir-Convênio de Integração Rural no valor de R$ 8 milhões com o Banco do Brasil (BB).

Os recursos vão beneficiar aproximadamente 100 integrados, que devem angariar recursos para modernizar e ampliar suas instalações. Com isso, a Sertanejo estima elevar em 10% o abate de aves ao longo deste ano, das 58 milhões de unidades de 2002, para 64 milhões. “Os investimentos vão nos permitir manter a posição de décima maior empresa do Brasil, com 1,5% do mercado nacional”, diz José Roberto Carsava, gerente financeiro da Frango Sertanejo.

A maior parte da produção de 2003 será absorvida pelo mercado externo. “Nossos planos são de elevar de 10% para 16% a participação das exportações do faturamento total da empresa”, diz. Neste ano o faturamento da Sertanejo deve alcançar R$ 265 milhões, um aumento de 10,4% sobre o resultado de 2002, de R$ 240 milhões.

“Estimamos um ano positivo para a avicultura, que foi bastante penalizada em 2002 com o aumento dos preços dos insumos e alta do dólar”, diz Carsava. Com a projeção de uma safra recorde de grãos, é muito provável que os preços dos insumos como milho e farelo de soja voltem aos patamares praticados em meados do ano passado.

Durante 2002 os preços do milho saltaram de R$ 10 a saca, no início da safra, para R$ 28 em dezembro, alta de 180%. “Os preços em julho, época da safrinha de milho, eram de R$ 16; a expectativa é de que as cotações retornem a estes níveis.”

Investimentos
Desde 2001 a empresa vem investindo na modernização e ampliação de suas instalações para alcançar o volume de abate projetado para 2003. Nos últimos dois anos foram aplicados R$ 11 milhões na expansão do matrizeiro, da fábrica de rações e em novos maquinários. Parte dos recursos foram destinados a capacitação de frigoríficos para que a empresa possa exportar para países da União Européia.

“O crescimento das exportações projetado para este ano se deve ao nosso ingresso na Europa.” Além disso, com a certificação para vender à Europa a Sertanejo quer abastecer também países vizinhos. “Também vamos ingressar em novos mercados, como a China”, diz. As vendas no mercado devem saltar de US$ 6,5 milhões em 2002 para US$ 10,4 milhões este ano.

Já no mercado interno, o crescimento do consumo deve ser apenas vegetativo, uma vez que os preços do frango estão mais altos que os valores praticados no ano passado. “Nossa expectativa, porém, é queda de preços, já que a safra de grãos será boa e que o dólar deve se manter mais estável no começo do ano”.

Integrados
A Sertanejo conta hoje com 330 integrados, número que deve chegar a 390 com a renovação do convênio, que estará totalmente implantado até o mês de maio. “Devemos estar com 400 integrados até o final do ano”, diz o gerente. Nesta etapa serão modernizadas as instalações de 25 integrados. Outros 63 serão incluídos, dos quais 30 já foram selecionados e outros 33 estão em processo de escolha.

Além disso, 12 integrados serão substituídos por novos. Pelo convênio, o BB libera aos produtores parte da verba necessária à construção de balcões e a Sertanejo se compromete a fornecer pintos de um dia e insumos aos produtores, de maneira a garantir que eles paguem o financiamento. A participação dos integrados na produção total do grupo vai crescer de 70% para 72% este ano.