Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigorífico goiano perde registro

Inspeção da UE leva Ministério da Agricultura a cassar SIF do frigorífico Margem, de Rio Verde (GO).

Redação AI 20/03/2003 – O ministério da Agricultura cassou o registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF) do frigorífico Margem, localizado em Rio Verde (GO), após a visita de técnicos da missão européia para avaliar as condições sanitárias do rebanho bovino do País. Os técnicos visitaram os Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e a Bahia. No Rio de Janeiro, o grupo visitou o Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).

O frigorífico perdeu o SIF por não estar em conformidade com as regras determinadas pelo ministério. Nós temos várias exigências que devem ser cumpridas pelos frigoríficos, como a qualidade da água, lavagem dos recintos, tratamento entre outros. O frigorífico não cumpria essa exigência, afirma a secretário de defesa agropecuária do ministério, Maçao Tadano. Segundo ele, o frigorífico poderá recuperar o registro desde que cumpra as determinações do ministério.

Além do problema verificado no frigorífico Margem, os técnicos da UE apontaram falhas no sistema de rastreabilidade da carne bovina. A rastreabilidade é uma exigência da UE para importação de carne bovina. Em relação ao sistema de rastreabilidade, Tadano afirma que a missão entendeu que o Brasil está ajustando-se ao processo, mas que está caracterizando muito bem o objetivo almejado.

Entre os cinco Estados vistoriados pelos técnicos, ele acredita que a situação é mais crítica em Goiás. Em Tocantins, aponta, os trabalhos foram considerados razoáveis. Não são bons, nem ótimos. Precisamos melhorar, afirma.