Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Fundo agrícola da ONU ajuda Piauí a investir US$ 40 mi no semiárido

Produtores recebem apoio do Viva o Semiárido para implementar planos de negócios nas áreas de ovinocaprinocultura, avicultura, apicultura e artesanato.

Fundo agrícola da ONU ajuda Piauí a investir US$ 40 mi no semiárido

Uma equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) chegou nesta semana (17) ao Piauí para participar do planejamento de ações do Viva o Semiárido, projeto que estimula o crescimento de regiões rurais em 58 municípios. Agência da ONU vai discutir como o governo estadual pode aplicar 40 milhões de dólares, emprestados pelo FIDA, na produção familiar agrícola e de artesanato.

Os especialistas do organismo internacional permanecem em solo piauiense até a próxima sexta-feira (21). Até lá, realizarão visitas de campo às cidades de Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Jacobina, Dom Expedito Lopes, Picos, Ipiranga e Betânia do Piauí. Nesses municípios, agricultores recebem apoio do Viva o Semiárido para implementar planos de negócios nas áreas de ovinocaprinocultura, avicultura, apicultura e artesanato.

Em evento em Teresina com os profissionais do FIDA, o diretor de investimento produtivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Ribeiro, explicou na segunda-feira que as viagens ao interior têm como foco grupos de mulheres, jovens e comunidades quilombolas. Serão visitados locais onde os planos já foram finalizados ou estão em fase de conclusão.

Durante a semana, a equipe da agência da ONU também se reúne com representantes do projeto Água Doce, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os consultores do fundo agrícola avaliam a possibilidade de uma colaboração com o Viva o Semiárido.

“A ideia é instalar, no Piauí, três projetos produtivos que contenham dessalinizador e uma agricultura biossalina voltada para o ambiente do semiárido”, explicou o oficial de programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, durante reunião na capital piauiense.

A partir de outubro, o organismo da ONU começa a elaborar um novo projeto para solicitar recursos junto ao Fundo Verde do Clima, instituição de fomento que patrocina inciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Com orçamento estimado em 202 milhões de dólares, a proposta deve cobrir todos os estados do Nordeste. O programa terá como prioridades acesso à água, sistemas agroflorestais e assistência técnica.

Como parte da missão, a consultora de Aquisições do FIDA, Lucianna Matte, vai ministrar na quinta-feira (20), a partir das 9h, um treinamento para procuradores do estado. Capacitação aborda as especificidades deste acordo de empréstimo. Encontro acontece na Procuradoria Geral do estado.