Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curiosidade

Galinha apresenta características de galo e ganha implante de hormônio

Caso aconteceu na Austrália: a galinha Olivia desenvolveu crista e teve um aumento do peito, além de passar a cantar

Galinha apresenta características de galo e ganha implante de hormônio

Divulgação G1Um hospital veterinário da região de Sydney, na Austrália, atendeu o caso de uma galinha que passou a apresentar características de galo, uma síndrome que afeta aproximadamente 1 em cada 10 mil animais dessa espécie.
Cerca de um ano atrás, Olivia, como se chama a galinha, parou de chocar ovos, desenvolveu uma crista e teve um aumento do peito.

Segundo explica o hospital veterinário em sua página no Facebook, as galinhas, diferentemente dos humanos, desenvolvem e utilizam durante a vida apenas um dos dois ovários, o esquerdo. O ovário direito dessas aves normalmente fica subdesenvolvido, num estágio em que não adquire características nem de ovário, nem de testículo. O nome desse órgão que fica em estágio embrionário é ovotestis.

No caso de Olívia, explica a clínica veterinária, o ovário esquerdo parou de funcionar, e deixou de produzir o hormônio feminino estrogênio, e o direito então passou a produzir hormônios masculinos, entre eles a testosterona.

Vizinhos
 
Devido à testosterona, a galinha passou a se comportar como um galo — inclusive andava incomodando os vizinhos com seu canto.

Para conseguir conviver com as demais galinhas, os veterinários decidiram colocar um implante de hormônios sob a pele do animal, que precisará ser trocado anualmente, para que volte a se comportar como antes. Como ele, a crista e o peito da galinha voltam ao normal, e ela deixará de cantar, informa o hospital.