Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Galpões inteligentes promovem um sistema mais eficiente e econômico de produção

A tecnologia tem papel fundamental dentro das granjas, pois ela atua como um facilitador ao produtor em garantir as condições ideais para o desenvolvimento das aves ao longo do lote de produção, e também de gestão do seu negócio de modo mais efetivo

Galpões inteligentes promovem um sistema mais eficiente e econômico de produção

Inovações tecnológicas são cada vez mais aplicadas dentro dos sistemas de produção animal, gerando um processo de transformação na própria estrutura e dinâmica de operação de um aviário. Andrey Gava Citadin, gerente Comercial de Avicultura de Corte da Plasson, empresa tecnológica em equipamentos para criação animal, destaca que a tecnologia é fundamental às granjas, pois atua como um facilitador dos processos produtivos para o avicultor, garantindo condições ideais para o desenvolvimento das aves durante todo o período de produção do lote, permitindo também uma gestão mais efetiva do seu negócio.

“As aves têm exigências fisiológicas que precisam ser atendidas; sem tecnologias e automação os níveis adequados destas exigências seriam bem mais difíceis de serem atendidas”, explica Citadin.

Segundo o executivo da Plasson, a presença cada vez maior de equipamentos agregados de alta tecnologia e processos digitais no campo tem transformado o próprio perfil do produtor rural, que passa a investir mais em seu negócio, além de promover a permanência das novas gerações na propriedade, já que elas se identificam fortemente com os meios digitais e tecnologia, de uma maneira geral.

“Por outro lado, a inovação constante no campo exige mais conhecimentos técnicos sobre os equipamentos e conceitos modernos de criação, que se tornar essenciais para a operacionalização da granja de um modo eficiente, gerando assim melhores resultados econômicos”, afirma Citadin.

Segundo o executivo, os sistemas de alimentação e distribuição de água não têm sofrido grandes alterações. As principais evoluções tecnológicas estão relacionadas ao controle do ambiente em que as aves estão expostas, do início ao final do lote, e a ferramentas de controle e gestão da granja. Além disso, o gerente aponta que conceitos de sustentabilidade – que envolvem aspectos econômico, ambiental e social -, assim como bem-estar animal, estão sendo fortemente trabalhados por intermédio de novas tecnologias nas granjas.

“Com os custos de produção cada vez mais altos, se torna imprescindível buscar alternativas tecnológicas mais viáveis, que tem por objetivo melhorar o resultado e reduzir o custo”, detalha o gerente comercial.

Confira a matéria completa na Edição 1316 da Revista Avicultura Industrial