Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Gente que faz história - por Joel Naegele

Já faz tempo que não escrevo sobre pessoas que, por competência, disciplina e força de vontade, conseguem superar dificuldades de toda sorte para chegar a realizar seus sonhos.

Gente que faz história - por Joel Naegele

Já faz tempo que não escrevo sobre pessoas que, por competência, disciplina e força de vontade, conseguem superar dificuldades de toda sorte para chegar a realizar seus sonhos, fixar posições de relevo na sociedade, enfim, galgar os degraus para o sucesso.
     O advogado e empresário Moacyr José Malheiros, é um desses exemplos.  Gaúcho de Taquara, nascido em 19 de agosto de 1942, começou seus estudos na cidade de Santa Maria (RS), frequentando a conhecida escola Frederico Westphalen. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1969 e completou sua formação na antiga Universidade Estadual da Guanabara, onde foi aluno do renomado professor e advogado Roberto Lyra, de quem guarda ótimas recordações.
      Em l971 obteve sua carteira profissional e começou a advogar. Em 1974 realizou concurso para Procurador Federal com ótimo aproveitamento, e iniciou suas atividades profissionais junto ao Tribunal Marítimo, atuando nos casos de acidentes de embarcações nacionais e estrangeiras.
     À mesma época, já acumulava funções de advogado na esfera particular, trabalhando ao lado de grandes profissionais como Geraldo Veridiano de Azevedo e Haroldo Valadão, em escritório especializado na área de exportação de café, junto a grandes exportadores da época como Marcelino Martins, Nelson Brand Maciel e José Martins dos Santos. De 1976 até 2007, exerceu a função de assessor jurídico do Centro de Café no Rio de Janeiro.
    Em 1992 conheceu Cantagalo (RJ) graças à sua contratação como profissional de Direito. Logo gostou da cidade e adquiriu propriedade rural próximo a Euclidelândia, cujo solo considera de excelente qualidade. Nessa região, cultiva eucalipto com ótimo desempenho.
   Em 1999 adquiriu a fazenda Santa Guilhermina, em Santa Rita da Floresta (RJ). Pouco a pouco anexou outras pequenas propriedades e destinou um terço das terras para o cultivo do café. O plantio atinge cerca de 80 mil pés.
  Sua vocação empreendedora o levou a implantar em área alugada à Fazenda da Aldeia, equipamentos modernos para o tratamento de eucalipto. Com a evolução dos negócios nesse setor, ampliou suas instalações em três hectares adquiridos da fazenda, e adquiriu equipamentos de nova geração e com maior capacidade de produção, aumentando o número de funcionários.
  Moacyr José Malheiros é um caso de sucesso que merece ser realçado.