Agroceres Multimix
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Diplomacia

Governador do Paraná recebe embaixador da Nigéria e apresenta potencial do Estado

A Nigéria é o país africano mais populoso, com cerca de 200 milhões de habitantes. O diplomata destacou o interesse de cooperações econômicas e tecnológicas

Redação, com informações AEN
18-Nov-2021 08:25

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (17), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, que faz sua primeira visita oficial ao Paraná. É o país africano mais populoso, com cerca de 200 milhões de habitantes.

O diplomata destacou o interesse de cooperações econômicas e tecnológicas com o Estado. A ideia é fortalecer o comércio de produtos paranaenses ao país, como grãos, açúcar, aves e peixes, além de consolidar um intercâmbio tecnológico voltado ao setor agrícola.

“O Paraná está à disposição para fortalecer as relações culturais e econômicas com a Nigéria. Ficamos muito felizes em poder construir projetos conjuntos com o país”, disse o governador. 

Ratinho Junior apresentou os potenciais do Estado, que é maior produtor brasileiro de proteína animal, com destaque para o frango e peixe, o segundo maior produtor de grãos, carne suína e de leite do País. O Paraná, ressaltou ele, também se destaca no setor industrial, com as maiores cooperativas e o segundo maior parque automotivo do Brasil.

“Também estamos nos consolidado como um grande centro de tecnologia, com parques tecnológicos espalhados por todas as regiões, fazendo o intercâmbio entre a academia e o setor privado”, destacou o governador. “Além disso, temos a maior rede de universidades públicas estaduais, com sete instituições de ensino superior que também abrangem as diferentes regiões”. 

Atualmente, vários produtos paranaenses são exportados para a Nigéria, com destaque para o álcool etílico, café, açúcar, além de maquinários, equipamentos e automóveis. 

PARCERIA – Para o diplomata, uma parceria comercial com o Paraná fortaleceria tanto o Estado, como a economia nigeriana. “O Paraná tem tecnologia aplicada no setor do agronegócio e a Nigéria conta os recursos e uma mão de obra de qualidade que podem melhorar a produtividade da agricultura paranaense e nigeriana”, afirmou o embaixador. 

“Convidamos o Estado e as empresas paranaenses a investirem na Nigéria e fazer do país não apenas um mercado, como um facilitador para exportar os produtos do Estado de forma mais rápida e econômica para outros continentes, como a Europa”, disse Ahmad. 

O embaixador também destacou a troca cultural que pode ser facilitada. “Temos muito o que aprender e compartilhar em termos culturais. O mais importante, porém, é celebrar as semelhanças da cultura nigeriana e brasileira, que são muitas”, disse. 

VISITA OFICIAL – Após a conversa com a comitiva, houve uma troca de presentes. O governador Ratinho Junior deu ao embaixador uma ilustração do artista paranaense Toto Lopes, que traz a representação da gralha-azul e da araucária, a ave e árvore símbolos do Estado. Ele ganhou de Muhammad Ahmad um traje típico da vestimenta africana. 

Além da visita oficial ao Palácio Iguaçu, a agenda do embaixador em Curitiba segue até a sexta-feira (19) e conta também com reuniões com o prefeito Rafael Greca; com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; e com o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.

PRESENÇAS – Também acompanharam a visita o vice-governador Darcia Piana; o chefe da Chancelaria da Embaixada da Nigéria, Labaran Riskuwa; o primeiro-secretário Sunday Edmund; a assessora Yvonne Belinda Maha; os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, da Educação e do Esporte, Renato Feder, da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; os superintendentes-gerais da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockenbach; e o presidente da ONG Afro Globo Fórum Cultural e da Comunidade da Nigéria em Curitiba, Daniel Majaro.

Assuntos do Momento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021
29 de Novembro de 2021
Crescimento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021

Aumento, de 4,5%, tem relação direta com a queda do poder aquisitivo da população, que passou a procurar proteínas mais baratas

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor
01 de Dezembro de 2021
Conteúdo Técnico

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor

Oferecer um controle térmico adequado às aves em dias de calor é um dos grandes desafios dos produtores, que precisam observar o comportamento das aves e manter o equilíbrio da temperatura e umidade do ar.

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro
01 de Dezembro de 2021
Mercado Interno

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro

Já o valor pago ao produtor de carne suína avançou 19,7%, segundo o relatório Mercados e Preços Agropecuários

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére
29 de Novembro de 2021
Vendaval

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére

No município de Ampére, os estragosmais graves ocorreram na zona rural

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los
30 de Novembro de 2021
Ilegal

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los

Milhares de quilos de carne são contrabandeados por meio de barcos de alta velocidade

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"
01 de Dezembro de 2021
Reconhecimento

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"

Avaliados pela Serasa Experian, resultados que levaram à escolha da cooperativa catarinense levaram em conta dados financeiros e ações de responsabilidade socioambiental

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade