Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio Sustentável

Governo reforça a capacidade de inovar da Esalq durante 60ª Semana "Luiz de Queiroz"

Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin destacou a capacidade de inovação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), durante a abertura da EsalqShow – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, realizada em Piracicaba, até quarta (11/10). A ação fez parte da 60ª Semana “Luiz de Queiroz”.

“Cada vez que retorno à Esalq me sinto renovado. É uma instituição de ensino referência mundial que sempre busca a inovação nas técnicas de biotecnologia e agricultura de precisão. Um orgulho para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, afirmou o governador.

“O governador Geraldo Alckmin afirmou que a Esalq é a melhor semente plantada em solo paulista e vocês vêm comprovando essas palavras com novos projetos e ações a cada ano. Estamos falando de uma referência para o setor agropecuário que ao longo de sua história formou mais de 11 mil agrônomos que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Agora, demos mais um passo na questão da agricultura de precisão, uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade”, disse o secretário Arnaldo Jardim, que na ocasião transferiu o seu gabinete para a instituição e participou de diversas atividades e homenagens alusivas ao Dia do Agrônomo, comemorado em 12 de outubro.

Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento e melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

De acordo com os organizadores, o evento é contemporâneo e traz o ineditismo de ser uma feira de inovação e empreendedorismo, formato ainda raro no setor de agricultura. Nos dois dias vai reunir um público direcionado como empresas, tomadores de decisão, CEOs, aceleradoras, investidores de mercado, produtores rurais e interessados em apoiar a criação de novas empresas.

Para o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, a feira não possui viés comercial e tem a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. “A expectativa é que EsalqShow se torne uma feira tradicional, que se caracterize por agilizar o ciclo de inovações e nos revele a agricultura do futuro”, disse.

Tecnologia no campo

Os organizadores do evento também pretendem posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ inspirado no conceito do ‘Vale do Silício’ (Califórnia, nos Estados Unidos) da inovação em agricultura, graças ao potencial que o município possui de ditar os moldes da agricultura para os próximos 50 anos ou mais.

Além disso, foi criado o AgTech Valley Summit e contará com uma programação de palestras, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão.

Também haverá espaço para uma Mesa Redonda para Startups com a participação de empresas e especialistas que vão discutir os pontos a serem considerados por um interessado em empreender com um startup.