Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia na Produção

"Granja do futuro" tem ar-condicionado para aves e toque da BRF

Na produção de suínos, a entrega de insumos, como de material genético para aprimoramento do plantel, será feita por drone

"Granja do futuro" tem ar-condicionado para aves e toque da BRF

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF (BRFS3) antecipa, com diferentes iniciativas na Região Sul, como serão as granjas de seus produtores integrados no futuro. Um futuro, vale ressaltar, nada distante.

Os aviários terão cada vez mais painéis para captação de energia solar – cuja instalação conta com financiamento do Banco do Brasil (BBAS3), graças a um convênio firmado com a BRF.

Em Santa Catarina, por exemplo, dois produtores estão com as obras de instalação das placas quase concluídas e outros produtores em fase de avaliação.

A entrega de insumos, como de material genético para aprimoramento do plantel de suínos, será feita por drone, especialmente em regiões de difícil acesso.

A tecnologia já foi testada, com sucesso, no Paraná, no município de Toledo, e visa, principalmente, a biossegurança e o aumento da frequência de entregas, evitando estoques nas granjas.

O bem-estar animal também é ampliado com novas tecnologias. Em muitas granjas, os aviários já são climatizados e têm controle digital, para manutenção das melhores condições de vida e desenvolvimento das aves.

Nestas instalações, o controle digital do ambiente é feito desde a chegada dos pintinhos até o carregamento para a indústria, com gestão de temperatura, umidade, ventilação e pesagem, por meio da integração de dados do controlador para dentro da nossa plataforma, permitindo que os dados sejam compartilhados entre produtor e BRF.

“A BRF mantém constantemente o desenvolvimento de novas tecnologias a serem aplicadas no campo, para facilitar a vida dos integrados, permitindo maior controle, qualidade e visibilidade do seu lote. Cada vez mais BRF e integrado estarão conectados. Todas as iniciativas fazem parte da iniciativa de Agro 4.0 e estamos focados na busca de melhoria constante através de soluções de IoT, inteligência artificial, agropecuária de precisão, energia sustentável, entre outras iniciativas que estão por vir””, ressalta Fabio Stumpf, Diretor Geral de Agropecuaria da BRF.

Em todo o Brasil, os produtores integrados já acompanham em tempo real, pelo telefone, desde informações como o peso das aves até a sanidade do lote e previsões de remuneração por meio da plataforma Digital Agro (AgroBRF), implantada há um ano.

Por meio do APP, o produtor integrado que também produz grãos pode entrar em contato para negociar sua produção diretamente com a companhia.

Visando a segurança dos motoristas, a companhia também conta com com iniciativas logísticas, como sensor de fadiga, bloqueio do caracol do veículo quando em movimento e telemetria nos caminhões para reforçar a importância da segurança das operações em toda a cadeia.