Banner AI - Cobb
Ovos férteis

Granja em Goiatuba deverá produzir até 360 mil ovos por dia para vacina Butanvac, diz empresa

Segundo a empresa, os embriões passam por uma triagem e têm aproveitamento de até 75% da produção. Estrutura está passando por reforma e deve começar em maio a enviar os ovos.

Redação com informações G1
05-Abr-2021 09:18

Uma granja localizada em Goiatuba, no sul de Goiás, deve ser uma das responsáveis por fornecer ovos embrionados para o desenvolvimento da vacina Butanvac, de produção nacional do Instituto Butantan. A empresa responsável pela planta é a Globoaves, cujo presidente, Roberto Kaefer, disse que espera uma produção de até 360 mil ovos por dia.

“Serão 380 mil aves em produção, cerca de 360 mil ovos por dia sendo produzidos em Goiatuba. Esses ovos são classificados e têm um aproveitamento de 75%, porque é uma seleção que a gente faz. Eles são incubados por 10 ou 11 dias, depois são transportados para o Butantan”, detalhou.

A empresa tem outras plantas em outras partes do Brasil e já fornece os ovos para produção das vacinas contra a gripe, mas prepara a unidade goiana para esse fornecimento exclusivo para o desenvolvimento da Butanvac.

Segundo o supervisor de biotecnologia da empresa, Ronaldo Alves Pereira, a granja em Goiatuba é atualmente uma matriz de corte - onde nascem os frangos para abate -, mas está passando por uma reforma, sendo adaptada para conseguir produzir os ovos embrionários, que é o tipo necessário para a fabricação das vacinas.

"A granja de Goiatuba é uma das que temos mais preparada para isso. Estamos em reforma a todo vapor que deve ficar pronta nos próximos 45 dias. Ela foi construída há dez anos, mas já é uma granja moderna, feita pensando numa possibilidade de expansão”, explicou.

Vacinação em Goiás

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram a Goiás mais de 1,2 milhão de doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19.

A pasta divulgou, na quinta-feira (1º), que foram aplicadas 487.180 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 127.146 pessoas.

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias
22 de Abril de 2021
Saúde

O próximo passo é buscar a transferência de tecnologia para dar início à produção dos imunizantes