Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RIISPOA

Granjas de ovos têm até novembro para adequar mudanças em inspeções

Estabelecimentos terão até 27 de novembro para migrar para os serviços estadual ou federal

As granjas produtoras de ovos precisarão fazer alterações nas instalações para se adequarem às mudanças no sistema de inspeção determinadas pelo Ministério da Agricultura. Com a reformulação do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), em março deste ano, a modalidade de inspeção usada por 65 estabelecimentos no Estado será extinta. Com isso, as granjas terão até o dia 27 de novembro para migrar para os serviços estadual ou federal (SIF).

De acordo com a colunista do Zero Hora, Joana Colussi, nesta quinta-feira (27/07), foi realizada uma audiência na Secretaria da Agricultura Rio Grande do Sul, nesta onde representante do setor no estado gaúcho falaram sobre a preocupação. O setor entende que são necessários no mínimo dois anos para que a migração ocorra de maneira efetiva. O pedido oficial de prorrogação do prazo deverá ser formalizado nos próximos dias.

“Temos uma situação que requer máxima atenção dos Governos e do setor produtivo, uma vez que há definições de extinção de uma modalidade de inspeção, e não há estrutura suficiente ou disponível, ao menos neste momento, para receberem aqueles produtores que não tiverem condições de atender as exigências do SIF .” disse em comunicado Eduardo Santos, Diretor Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

Na avaliação do setor avícola, o prazo para esta mudança é fora da realidade e das condições dos estabelecimentos, a falta de estrutura para outras alternativas poderá fragilizar o sistema de produção no que se refere aos cuidados na produção.

“O Serviço de Inspeção da SFA MAPA/RS SIPOA, tem nos dado total atenção no assunto e colocou-se à disposição para auxiliar o setor, no entanto, não podemos mudar subitamente de uma modalidade de inspeção sem a segurança de outras alternativas estruturadas, isso pode gerar muitos problemas” observa Santos, dirigente da Asgav.

Segundo informações já está sendo encaminhado pedido para revogação do prazo definido para novembro deste ano, onde será extinta a modalidade de inspeção E.R. Estabelecimento Relacionado.