Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos 100% sadios (exclusivo)

Programa Abrangente da Cargill controla mofo e micotoxinas em grãos, do campo à alimentação.

Da Redação 10/02/2003 – A contaminação de grãos por fungos pode começar no campo antes da colheita, ou no grão colhido durante transporte ou armazenagem. Mesmo os fungos que não produzem micotoxinas reduzem o conteúdo nutritivo do grão e reduzem sua palatabilidade, diminuindo o desempenho do animal. Os fungos reduzem o valor da energia, proteína e gordura do grão, resultando em custos de ração mais altos por kg de ganho. Em sua fase posterior de crescimento, os fungos podem tornar a ração grumosa e conferir-lhe um odor estranho.

As micotoxinas produzidas por fungos e geralmente encontradas em grãos e rações, causam prejuízo ainda maior. Estima-se que em todo mundo, 25-50% de todos os grãos contam com a presença de micotoxinas, as quais apresentam uma ameaça tóxica a animais e humanos. Muitas vezes, o que começa como fungos invisíveis resulta no desenvolvimento de micotoxina. Quando os esporos fúngicos germinam, ocorre o crescimento micélico e micotoxinas podem se desenvolver.

Nem mesmo o teste ELISA indica a presença ou ausência dos fungos produtores de micotoxina, os quais podem posteriormente crescer e produzir micotoxinas durante o transporte e armazenagem. A maioria dos integradores e fabricantes de rações monitoram e medem a contaminação de micotoxina em suas maiores fontes de grãos, mas outras matérias-primas, como derivados de trigo ou arroz também podem conter altos níveis de micotoxinas. Portanto, a monitoração de todas as fontes de macro-ingredientes na ração completa é um fator decisivo.

Controle do campo à alimentação

A maneira de proteger seu investimento em grãos, rações e o desempenho dos animais com custos mais reduzidos é um programa de administração de risco que começa com o controle fúngico na colheita do grão e termina com qualquer adsorvente necessário na alimentação. Mas um programa abrangente inclui muito mais do que inibidores de mofo e adsorventes de micotoxinas.

A medição e o monitoramento no momento oportuno são decisivos, o que está diretamente ligado às equações de prognóstico que conduzem às recomendações apropriadas da dosagem correta de inibidores de mofo e adsorventes no momento de maior eficiência de custo. Tudo isso acrescido de potencial nutriente máximo, melhor saúde intestinal e melhor resultado financeiro.

O ponto de partida de um programa adequado é uma análise de sua história recente de contaminação de rações e grãos, que conduz a perguntas difíceis de responder, conforme indicado abaixo:

– Quanto dos nutrientes em meus grãos se perde para os fungos e quais as origens dos grãos que apresentam níveis mais elevados de crescimento de fungos?

– Como saber se meus grãos foram anteriormente tratados com um inibidor de mofo? Qual a aplicação e doses corretas do inibidor de mofo?

– Como nós determinamos os níveis de micotoxina em nosso grão e ração? Quais os níveis seguros para alimentar nossos animais?

– Como nós protegemos nossos animais da micotoxicose e como saber se um produto funciona?


O programa oferece um valor cumulativo

Pense em sua cadeia de suprimentos como cadeia de valor de sua companhia, com elos críticos onde o valor é preservado ou perdido quando os fungos e micotoxinas começam a crescer ou são evitados.

O Programa de Preservação de Grãos e Rações PROMOTE, recentemente introduzido no Brasil por Cargill Feed Applications, foi concebido para minimizar perdas e capturar valor para avicultores e suinocultores. O cerne deste programa de administração de risco é o Myco BMP, um instrumento de avaliação de risco específico, desenvolvido na Cargill, que contém processos educativos e de tomada de decisão para lidar proativamente com os desafios do fungo e da micotoxina no grão e na ração.

O instrumento inovador da Cargill gerencia os níveis de toxina, que podem indiretamente prejudicar o retorno econômico por sua alteração do sistema imunológico do animal ou uniformidade do peso corporal. O instrumento de administração de risco contém uma porção educativa sobre fungos e micotoxinas, diretrizes para amostragem e testes e processos de tomada de decisão. O instrumento combina literatura da indústria sobre fungos, micotoxinas e micotoxicose, com fluxogramas de tomada de decisão e os melhores guias de administração, para minimizar o risco de grãos e rações contaminados. Ele recomenda pontos e métodos de amostragem e coordena-os atentamente com pontos de intervenção.

Vários integradores brasileiros estão descobrindo agora como este programa pode trabalhar para eles e como podem usar a porção de avaliação de risco do instrumento para determinar índices ótimos de inibidores de mofo e adsorventes de micotoxina específicos.


Uma aliança de conhecimento específico

Talvez a característica mais impressionante do programa PROMOTE seja que ele inclui produtos eficientes e ferramentas de tomada de desisão de uma única fonte. Este programa é comercializado e apoiado conjuntamente por Cargill Feed Applications e Cargill Animal Nutrition, e é vendido no Brasil pela equipe de vendas da Agribrands Puramix.

Esta aliança engloba uma gama de pesquisas em produção animal, experiência técnica e de vendas, num programa que beneficia os produtores mais do que qualquer fornecedor sozinho seria capaz de fazer. A Cargill está comprometida na parceria com companhias que, junto conosco, podem oferecer coerentemente soluções de desempenho para os problemas de produção animal que atualmente enfrentamos, afirma Jane Allman, Diretora de Marketing e Vendas da Feed Applications. Para conseguir isto, continuaremos com o foco em soluções baseadas em sistemas, usando as melhores práticas e instrumentos inovadores.

(Outras informações sobre o Programa de Preservação de Grãos e Rações PROMOTE estão disponíveis no site
www.feedapplications.com )