Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Gripe aviária altamente patogênica é confirmada em rebanho não comercial na Califórnia

As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações afetadas e as aves restantes na propriedade foram despovoadas para evitar a propagação da doença

Gripe aviária altamente patogênica é confirmada em rebanho não comercial na Califórnia

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) em um rebanho não comercial de quintal em Condado de Sacramento, Califórnia.

As amostras do rebanho foram testadas no Laboratório de Saúde Animal e Segurança Alimentar da Califórnia, parte da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal, e confirmadas no APHIS National Veterinary Services Laboratories em Ames, Iowa.

O APHIS está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades estaduais de saúde animal da Califórnia em uma resposta conjunta a incidentes. As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações afetadas e as aves restantes na propriedade foram despovoadas para evitar a propagação da doença. As aves do bando não entrarão no sistema alimentar.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o risco à saúde pública associado a essas detecções de gripe aviária em aves permanece baixo. 

Como parte dos planos de resposta à gripe aviária existentes, parceiros federais e estaduais estão trabalhando em conjunto em vigilância e testes adicionais em áreas ao redor dos bandos afetados.

Qualquer pessoa envolvida com a produção avícola do pequeno quintal ao grande produtor comercial deve rever suas atividades de biossegurança para garantir a saúde de suas aves. 

O USDA relatará essas descobertas à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), bem como aos parceiros comerciais internacionais.

As diretrizes comerciais da WOAH pedem aos países que baseiem as restrições comerciais em ciência sólida e, sempre que possível, limitem as restrições aos animais e produtos animais dentro de uma região definida que representam risco de propagação de doenças preocupantes. As diretrizes comerciais da WOAH também pedem aos países membros que não imponham proibições ao comércio internacional de commodities avícolas.