Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária causa morte de 15 mil aves em 24 horas na China

Um novo surto da gripe aviária em aves domésticas foi registrado no início de fevereiro na província de Shanxi, no centro da China, confirmou hoje o Ministério da Agricultura.

Redação AI (08/02/06) – O surto começou em 2 de fevereiro numa fazenda da cidade de Yijing, no município de Yangquan. Segundo o Ministério, o problema causou a morte de 15.000 frangos em 24 horas.

Dois grupos de analistas do Ministério foram enviados à região e ordenaram o sacrifício de 187.745 aves domésticas que poderiam estar contaminadas.

Sem existir na China nenhum caso de transmissão entre humanos do vírus H5N1, causador da gripe aviária, sete das dez pessoas reconhecidas pelo Ministério da Saúde chinês como contaminadas morreram.

Em Hong Kong, onde foi descoberto o vírus H5N1 em cinco aves migratórias encontradas mortas na fronteira com a China continental, nenhuma pessoa foi contaminada até o momento.

O vírus, que causou a morte de 140 milhões de aves e de 85 pessoas na Turquia, China, Camboja, Tailândia, Vietnã e Indonésia, pode se transformar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), numa pandemia capaz de matar milhões de seres humanos caso haja uma mutação e transmissão entre eles.

Embora o vírus seja endêmico entre aves na Ásia há dois anos, a China não registrou casos humanos até o fim de 2005, ano em que foram detectados 31 surtos em aves.

Em 18 de janeiro, o Fórum de Doadores de Pequim reuniu promessas num total de US$ 1,9 bilhão em doações e empréstimos para lutar contra a doença, 20% mais que o solicitado pelo Banco Mundial (BM) – o que reflete o alerta mundial para este problema.