Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Gripe aviária detectada novamente em rebanho comercial de Quebec

Este é o segundo caso de HPAI relatado em Saint-Gabriel-de-Valcartier este ano

Gripe aviária detectada novamente em rebanho comercial de Quebec

Casos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) ainda estão se espalhando em bandos de aves comerciais em Quebec.

O caso mais recente foi confirmado em um rebanho em 1º de agosto de 2022, em Saint-Gabriel-de-Valcartier, segundo informações da  Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA). Detalhes sobre o tamanho do bando envolvido, ou as espécies de aves do bando ainda não foram revelados.

Essa descoberta eleva o número total de casos de HPAI confirmados em rebanhos comerciais de aves de Quebec para nove no ano.

Por coincidência, os cinco casos mais recentes de HPAI no Canadá foram detectados em Quebec. O caso anterior foi confirmado em um rebanho em 22 de julho em Saint-Gabriel-de-Valcartier. Os três casos anteriores foram confirmados em La-Jacques-Cartier em 28 de junho, 3 de julho e 9 de julho, com pelo menos dois deles em bandos comerciais de perus.

Fora de Quebec, o último caso de HPAI em aves comerciais foi confirmado em 8 de junho em Langley Township, British Columbia. 

Todas as províncias do Canadá tiveram pelo menos uma descoberta positiva de HPAI, mas nem todas estão em um rebanho comercial. As únicas províncias que confirmaram as descobertas de HPAI em aves comerciais são Alberta, Colúmbia Britânica, Manitoba, Nova Escócia, Ontário, Quebec e Saskatchewan.

A gripe aviária está se espalhando pelo mundo

Fora da América do Norte, o HPAI está se espalhando rapidamente por outros países, como a Europa.

O atual surto de HPAI na Europa foi descrito como a pior epidemia de todos os tempos no país, em uma avaliação recente da gripe aviária cobrindo março-junho de 2022 pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

A gripe aviária foi detectada em aves domésticas, aves em cativeiro e espécies selvagens em aproximadamente 5.300 locais em 36 países. Destes, 2.398 surtos foram em aves e impactaram 46 milhões de aves.