Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária mata mais duas pessoas na China

Número de mortes sobe para cinco no território chinês. Na Turquia, as autoridades continuam com o sacrifício das aves para impedir que vírus da doença se espalhe.

Redação AI (11/01/06) – Mais duas pessoas morreram em decorrência da gripe aviária na China, elevando para cinco o número de mortes associadas à doença no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as duas vítimas morreram em dezembro, uma na província de Guangxi e outra na província de Jiangxi.

Na segunda-feira, a China já havia anunciado o oitavo caso de infecção por gripe aviária do país, um garoto de seis anos que está hospitalizado em estado grave na província de Hunan, no centro do país.

O vírus H5N1 já matou 70 pessoas na Ásia desde 2003 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que, se passar a ser transmitida entre humanos, a doença pode se transformar em uma pandemia.

A China é vista como um possível ponto de início de uma pandemia porque detém a maior população de aves do mundo e porque tem vastas áreas rurais onde seres humanos convivem diretamente com animais.

O próprio Ministério da Saúde chinês admitiu que o a estrutura do país para lidar com a doença é falha e atribuiu as infecções entre seres humanos à falta de vigilância e a atrasos nas notificações de casos entre aves.

Segundo o jornal China Daily, um terço dos hospitais de pequenas cidades está fora da rede que monitora a disseminação de doenças infecciosas.

As autoridades chinesas também anunciaram nesta quarta-feira que 16 mil codornas já morreram por causa da doença neste ano apenas na província de Guizhou.

Outras 42 mil aves foram sacrificadas na tentativa de conter a disseminação do vírus, segundo o Ministério da Agricultura.

Turquia

O anúncio é feito um dia depois da confirmação de que pelo menos duas pessoas morreram de gripe aviária na Turquia. Outros casos foram descobertos no país, provocando temores de que a doença esteja extrapolando os limites asiáticos aos quais parecia confinada.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na terça-feira acreditar que o surto no país está sob controle.

Segundo Erdogan, a situação está sendo monitorada e os 13 casos detectados entre humanos não estão “em estágio avançado”.

O último caso confirmado de gripe aviária no país é de uma mulher de 37 anos na província central turca de Sivas, mas a maior parte dos infectados pela variante H5N1 são crianças do leste da Turquia.

A OMS disse estar estudando por que a doença se espalhou tão rapidamente na Turquia.

De acordo com a organização, não há evidência de que o vírus esteja passando de uma pessoa para outra, mas a velocidade com que a doença se disseminou constitui uma séria questão de saúde pública.

Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura da Turquia informou que 306 mil aves foram destruídas até agora em 15 das 81 províncias do país.

Analistas afirmam que, embora o governo tenha lançado uma intensa campanha de informação pública, a imprensa vem criticando as iniciativas do governo para conter a disseminação do vírus.

A Indonésia disse que testes locais indicam que um homem de 39 anos de idade morreu em decorrência do vírus no início do mês, após entrar em contato com aves mortas.

Se confirmada, esta será a 12 morte por causa da doença na Indonésia.