Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Gripe aviária volta a afetar a Itália

Após uma breve ausência, a gripe aviária altamente patogênica (HPAI) retornou à avicultura italiana, enquanto as autoridades veterinárias em Taiwan e na República Democrática do Congo relataram novos surtos

Gripe aviária volta a afetar a Itália

Na semana passada, a autoridade italiana de saúde e organização de pesquisa para saúde animal e segurança alimentar (IZSVe) relataram que dois novos surtos de HPAI causados pelo vírus H5N8 foram confirmados na província de Mântua, na Lombardia. 

O vírus afetou um plantel de 18.900 perus de engorda fêmeas com três meses de idade, que sofreram um aumento repentino da mortalidade e uma produção de quintal de três patos. Há mais uma produção comercial com suspeita de surto que ainda não foi confirmado.

Taiwan e Congo

A autoridade veterinária de Taiwan informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) cerca de seis novos surtos causados pelo vírus H5N8 nas últimas semanas. Afetando um total de quase 96 mil galinhas nativas, os casos foram identificados em um matadouro na cidade de Kaohsiung e em cinco fazendas no município de Yunlin.

Outros três surtos foram confirmados no Congo. Todos estavam em bandos da aldeia na região de Ituri. Com os últimos surtos, um total de 26 casos foram registrados na região.