Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária

<p>Só seis Estados têm planos de atendimento avançados.</p><p></p>

Redação AI 09/12/2005 –  O Ministério da Saúde espera que até abril de 2006 todas as 27 unidades da Federação tenham elaborado seus planos de prevenção contra um eventual surgimento de gripe aviária no País. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, que acompanha o ministro Saraiva Felipe na audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, seis estados já estão com seus planos de atendimento avançados.

O ministro preferiu dedicar todo o seu tempo de exposição inicial para o secretário detalhar aos parlamentares o plano de preparação no País, que está sendo implantado desde 24 de outubro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixou decreto interministerial determinando providências para o caso de uma pandemia da gripe.

Segundo o secretário, as ações estão sendo desenvolvidas na área de vigilância epidemiológica, por meio das representações estaduais da Agência Nacional de Saúde. Além disso, o governo federal, em parceria com o governo de São Paulo estão investindo na construção da primeira fábrica de vacinas no País, que deverá estar concluída no final de 2006. A idéia é que essa fábrica produza vacinas contra a gripe aviária e caso ocorram até lá surtos da doença, a fábrica se dedicará exclusivamente na produção de vacinas para combater o vírus.

O governo já encomendou também, como estoque preventivo, a importação de 91 milhões de doses de um antiviral, que poderá ser usado em situações emergenciais.