Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe do frango volta a atingir o Vietnã

Doença ressurgiu com a morte de pelo menos 3 mil frangos em várias fazendas avícolas na província de Bac Lieu, ao sul do País.

Redação AI 30/06/2004 – 06h17 – A denominada “gripe do frango” ressurgiu no Vietnã com a morte de pelo menos 3.000 frangos em várias fazendas avícolas na província de Bac Lieu (sul), informaram hoje, quarta-feira, fontes oficiais.

As primeiras análises de laboratório mostram que as aves morreram por causa do vírus H5, enquanto o Centro Veterinário da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon) espera poder determinar a variante exata do mal nos próximos dias.

O agente H5N1 foi o responsável pela morte de 23 pessoas (16 no Vietnã e oito na Tailândia) pela epizootia registrada entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004 em seis nações asiáticas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um funcionário do Centro Veterinário de Bac Lieu assegurou que as autoridades evacuam com a maior precaução as granjas e sacrificarão os frangos onde forem encontradas aves mortas sem esperar o resultado das análises de laboratório.

Pelo menos dois mil animais já foram sacrificados por causa desta volta da “gripe do frango”.

O granjeiro Tran Van Dung, que perdeu 2.000 aves, disse que seus frangos começaram a morrer a partir de 25 de junho.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) no Vietnã, Anton Rhychener, reiterou à imprensa que advertiram as autoridades que era impossível erradicar a epizootia em poucos meses, em referência ao broto surgido em dezembro.

“Levará muito tempo até que o governo faça desaparecer o vírus”, acrescentou Rhychener, opinando que os casos aparecidos na província de Bac Lieu podem dever-se “a uma variedade menos virulenta e que sejam surtos interiores”.

A gripe causada pelo H5N1 é capaz de ser trasmitida da ave para o homem, embora não seja contagiosa de pessoa para pessoa, e foi detectada pela primeira vez em Hong Kong em 1997 e desde então reaparece quase anualmente.