Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grupo Canção se torna sociedade anônima

<p>Empresa, que completou 16 anos em junho, passa por transformações para atender à legislação e agora opera em regime de capital fechado.</p>

Redação (15/07/2008)- O Grupo Frangos Canção, com base na Lei Federal 6.404/76, consolidou sua transformação em sociedade anônima. Com isso, passou a ser denominado “Gonçalves e Tortola S.A.”. Antes, o Grupo funcionava como uma sociedade limitada – LTDA. “Agora somos uma sociedade por ações, de capital fechado, sendo que para o futuro próximo, temos a opção abrir o capital para investidores e negociar nossas ações em bolsas de valores”, explica a advogada Adriana Eliza Federiche Mincache, do departamento jurídico da empresa.

A principal razão para a mudança foi a de ajuste de mercado, uma vez que as sociedades anônimas são a forma jurídica mais apropriada de gestão de grandes empreendimentos econômicos. “Isso demonstra a sustentabilidade que existe na empresa, reforçada desde o seu princípio, há 16 anos”, completa Adriana.

Atendendo determinação de outra Lei Federal, esta mais recente, a 9.279/96, que se refere à proteção da propriedade industrial, tanto a marca quanto a logo da empresa agora estão protegidas contra qualquer tipo de pirataria e tentativa de utilização indevida. O departamento jurídico entrou com um processo de requerimento para averiguar se não havia confronto da marca e da logo com outras já existentes.

Após a confirmação de que ambas são únicas, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) concedeu o registro, que também foi reconhecido junto à Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura. A proteção e o registro da marca e da logo do Grupo Frangos Canção são válidos por dez anos e em todo o território nacional.

Aniversário

Ao passo em que entra em fase de mudanças no departamento jurídico, a empresa completou em junho 16 anos de existência. Para comemorar a data junto aos colaboradores, foi oferecido um almoço especial. Logo depois, houve uma missa para abençoar o sucesso da empresa. Os funcionários dos dois turnos puderam participar da celebração junto ao corpo diretivo.

A Frangos Canção iniciou suas atividades em 1992, na região de Maringá, como indústria avícola, operando no sistema de produção integrada. Começou abatendo mil frangos por dia, foi crescendo gradativamente e em 2005 alcançou a marca de 85 mil frangos por dia.

Hoje, na metade de 2008, já são 160.000 animais por dia. Em três anos, os números praticamente dobraram, o que confirma o excelente momento vivido pela empresa. Comparando o ano de 1992, da fundação, com o atual, constata-se que a evolução foi ainda mais significativa. O abate de todo o Grupo cresceu impressionantes 99, 07%.

Diversos fatores podem ser apontados como responsáveis por tamanho crescimento. “O espírito empreendedor dos proprietários sem dúvida foi fundamental para nossa empresa evoluir e ser tão importante no mercado de frango de corte atual”, explica o gerente agroindustrial da empresa, Valmor Ceratto.

Além disso, é notório que a aptidão da região de Maringá para o desenvolvimento de atividades avícolas e o promissor mercado de carne contribuíram para o sucesso. Um eficiente contingente de colaboradores e produtores integrados, bem como a disponibilidade de grãos da área, também ajudaram no processo de consolidação da marca, na opinião de Ceratto.