Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Grupos Geradores: a melhor saída para quem deseja reduzir gastos com energia elétrica

Seja para manter a luz acesa durante um apagão ou reduzir os gastos com energia elétrica, muitas empresas no Brasil estão optando pelo uso de grupos geradores.

Seja para manter a luz acesa durante um apagão ou reduzir os gastos com energia elétrica, muitas empresas no Brasil estão optando pelo uso de grupos geradores. Além disso, em alguns estabelecimentos, como supermercados e indústrias alimentícias, por exemplo, os equipamentos evitam perdas, já que, com uma queda de energia, a produção para e é possível perder uma grande quantidade de alimentos ou matéria prima, além de prejuízos com a linha de produção e pessoas paradas.
Os grupos geradores Caterpillar/Olympian são máquinas projetadas para a geração de energia elétrica a partir de um combustível – diesel, gás natural ou até mesmo biogás. Segundo o supervisor comercial da divisão de energia da PESA, Rodrigo Weyll, existem três tipos de aplicação para os grupos geradores. A primeira são as aplicações de emergência, em que o equipamento fica em stand by e entra em operação imediatamente quando ocorrem problemas no fornecimento de energia da concessionária, no caso de uma emergência ou uma parada programada.
Outra grande oportunidade é a utilização em horário de ponta, pois, nesse caso, o equipamento trabalha diariamente no horário em que a concessionária vende energia a preços mais elevados e isso permite que ele continue sua operação normalmente, chegando a economizar até 30% na conta de energia. A terceira forma de aplicação é a contínua, na qual o cliente precisa de eletricidade em locais onde a concessionária de energia não dispõe de rede de distribuição. Neste caso, o grupo gerador pode ser utlizado como fonte única de energia, o que é comum em obras, fazendas e locais mais afastados.
A PESA comercializa duas famílias distintas de grupos geradores: a linha Olympian e a linha Caterpillar. A primeira conta com equipamentos fabricados na planta da Caterpillar Brasil, em Piracicaba, com projeto, especificações e métodos de montagem da Caterpillar, bem como uma solução com o melhor custo-benefício do mercado. “Garantimos um grupo gerador de um único fornecedor, com sistemas, transferências e controles desenvolvidos pela engenharia da PESA, o que garante a maior compatibilidade entre o sistema de geração e as exigências da concessionária local”, comenta Weyll.  Os grupos geradores Olympian trazem, ainda, controladores e  governores eletrônicos de série, sistema de pré-aquecimento, carregador de baterias, tanque de combustível na base, sistema silencioso completo – podendo ser via kit de atenuação ou container silenciado e atenuação, além de muitas outras soluções para otimizar a instalação e utilização do equipamento.
Já a linha da marca americana vem com todos os benefícios da Olympian somados à confiabilidade dos motores Caterpillar, que garantem menor consumo decombustível e menor taxa de emissão de poluentes. São equipamentos de alta confiabilidade, compactos e robustos. “Toda a gama de produtos conta, também, com a assistência técnica da Caterpillar, garantia de dois anos com possibilidade de extensão e intercambiabilidade de peças com outros equipamentos CAT,maior estoque de peças e menor tempo de máquina parada caso seja necessário reparo”, ressalta o supervisor.
Rodrigo Weyll lembra, ainda, que o cliente, ao adquirir um gerador da PESA, não ficará limitado somente ao equipamento, mas receberá, ao mesmo tempo, uma solução completa que engloba o projeto e o pós-venda. “A PESA preza pelo desenvolvimento de soluções que não apenas atendam plenamente às necessidades do cliente, mas que também superem suas expectativas”, explica.
No momento, a PESA comercializa grupos geradores com potência a partir de 50KVA até máquinas que podem chegar a 5MVA, com motores movidos a diesel, gás ou biogás, gerando energia elétrica em baixa oumedia tensão. “Estamos reforçando também a estratégia de atuação no mercado de gás. Um exemplo disso é a nova aquisição da Caterpillar pela MWM (divisão de motores a gás). Vale lembrar, também, que os grupos geradores podem operar em sistemas paralelos para gerar mais potência”, completa Weyll.
Pensando em melhorar o relacionamento com os clientes e parceiros e se posicionar como um dos principais players do setor, a PESA está estabelecendo metas audaciosas e reestruturando a área de grupos geradores. Em breve, contará com um novo sistema  de atendimento, totalmente focado em proximidade, relacionamento e flexibilidade nas negociações.

Pós-venda
Para garantir o melhor funcionamento do gerador, a PESA conta com diversos planos de pós-venda, como garantia estendida do equipamento, serviços de manutenção preventiva, locação de grupos reservas, técnicos de campo altamente treinados e equipados, planos de monitoramento remoto, além de um amplo estoque de peças e filiais mais próximas do cliente, o que traz agilidade no tempo de reparo.