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Agroindústrias

GTFoods avança em plano para produzir embutidos

Estudo sobre viabilidade de fábrica está em fase final, diz grupo.

GTFoods avança em plano para produzir embutidos

Depois de ultrapassar no ano passado a marca de R$ 1 bilhão em faturamento pela primeira vez, o grupo parananense GTFoods, especializado em carne de frango, planeja novos saltos. Em paralelo a uma expansão gradual dos abates, a companhia prevê concluir nos próximos meses o estudo de viabilidade para a construção daquela que seria sua primeira fábrica de embutidos.

“O projeto já está na fase final de orçamento. Vamos decidir em dois meses”, disse ao Valor o diretor administrativo do GTFoods, Rogério Gonçalves. Segundo ele, os executivos da companhia ainda vão visitar fábricas de embutidos nos EUA. Essas unidades servirão de exemplo, caso o grupo decida investir no segmento. Caso decida mesmo pelo investimentos, a fábrica produzirá itens como salsicha, linguiça de frango e mortadela.

Fundado no fim de 2011 a partir da aquisição da paranaense Avícola Felipe pela Frangos Canção, o grupo GTFoods vem ampliando sua produção paulatinamente desde a criação da empresa. Em 2013, foram abatidas, em média, 480 mil aves por dia, ante a média de 370 mil aves abatidas por dia no ano anterior.

Para 2014, a expectativa da companhia é abater 510 mil aves por dia. Nesse ritmo, a GTFoods finalmente atingirá seu objetivo de operar a plena capacidade no ano que vem, com o abate de 610 mil aves por dia, afirma Gonçalves. Atualmente, a companhia tem cinco abatedouros de aves, nos municípios de Maringá, Paranavaí, Terra Boa e Paraíso Norte, no Paraná, e na cidade catarinense de Ipuaçu.

Na esteira do aumento da produção, a GTFoods também vem ampliando o faturamento. Em 2013, a receita bruta da empresa chegou a R$ 1,2 bilhão. “Devemos alcançar R$ 1,6 bilhão neste ano e R$ 2,2 bilhões em 2015”, prevê ele.

Ao elevar a produção de carne de frango, a GTFoods faz uma clara aposta na competitividade do frango brasileiro no exterior, beneficiado pela valorização do dólar ante o real. De acordo com o diretor administrativo do grupo, o aumento de produção deste ano será quase todo absorvido pelas exportações.

Com isso, a empresa pretende elevar a participação das exportações de carne de frango no faturamento dos atuais 30% para cerca de 35%, prevê Gonçalves. “Se tiver mão de obra disponível, pode até mesmo chegar a 40%”, acrescenta o executivo. Segundo ele, a GTFoods exporta hoje para mais de 70 países. Os principais destinos são Oriente Médio e Japão. Em 2013, a empresa foi a 10ª principal exportadora de carne de frango do país, conforme da União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Segundo Gonçalves, as exportações da companhia paranaense também serão impulsionadas pela habilitação de exportação das unidades de Paraíso Norte e Terra Boa para os países que integram a chamada “lista geral”. Além disso, o executivo também afirma que o frigorífico de Maringá, onde fica a sede da companhia, receberá a habilitação para exportar para a Europa.

No lado financeiro, o diretor do grupo diz que a companhia está preparada para arcar com a maior necessidade de capital de giro decorrente do aumento da produção de frango. “Já temos linha de crédito aprovada com o BNDES e com outros bancos parceiros”, afirma. Ele acrescenta que a GTFoods também tem uma posição de caixa confortável para a expansão.

Para além de sua operação de carne de frango, o executivo ressalta a importância da área de distribuição de alimentos da companhia, que já vende produtos como bacalhau e batata com a marca Canção. Atualmente a área de distribuição já representa 8% do faturamento do grupo.