Gumboro: mesmo controlada, doença causou prejuízos no passado e requer atenção permanente
Enfermidade parecia estar sob controle quando, na segunda metade da década de 1990, uma nova cepa chegou ao País e trouxe prejuízos aos avicultores. É para evitar “surpresas” como essa que o setor precisa estar sempre atento.
A avicultura brasileira sofria quatro décadas atrás para tentar controlar a Doença de Gumboro. Com recursos laboratoriais escassos, uma vacina era aplicada em matrizes de 40 semanas para induzir a imunidade nos pintainhos. A prática deixou de ser adotada com a evolução das vacinas, mas a entrada de um novo patógeno – o G11 – na segunda metade da década de 1990, levou novamente o setor a registrar prejuízos. O vírus atinge a Bolsa de Fabrícius, órgão linfoide primário, o que compromete a resposta imune das aves e causa imunossupressão. Atualmente, diversas vacinas protegem as aves contra as diferentes cepas da Gumboro. No entanto, o setor precisa estar sempre mobilizado para proteger os plantéis. “Gumboro há 40 anos era um problema. Naquela época, década de 1980, não tínhamos tantos recursos laboratoriais como temos hoje. Fazíamos o AGP [Agar Gel Precipitação] para saber se estava positivo ou negativo. Se o pintinho tivesse positivo, vacinava com 40 semanas. A imunidade é materna: se tem grande imunidade materna o pintinho tem resistência natural”, conta o médico veterinário Antonio Guilherme Machado de Castro, que foi diretor do Centro de Pesquisas Avícolas do Instituto Biológico de São Paulo.
Assuntos do Momento

China contribuiu com mais da metade do superávit comercial do Brasil
Desempenho das commodities explica o valor exportado em 2020

China autoriza retomada das exportações da Aurora e da JBS
Frigoríficos de carne suína e carne de frango podem retomar os embarques imediatamente

Conheça os destinos da carne de frango brasileira em 2020
A proteína avícola brasileira chegou a praticamente todos os continentes no ano passado, segundo a ABPA

Exportações de carne de frango foram 6% menores na parcial do mês
O país embarcou um total de 185,6 mil toneladas nos 10 primeiros dias do ano

China tem surto de covid-19 em fábrica de processamento de frango
País vinha apontando repetidamente a importação de carne e peixe congelados como a fonte de casos de coronavírus no ano passado


DESTAQUES - As projeções do Cepea para frango, suíno e ovos em 2021
Um resumo das principais notícias dos portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial