Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Holanda anuncia sacrifício de 43.000 perus após foco de IA

Provavelmente é uma variante suave do vírus, que não é perigosa para os homens.

Holanda anuncia sacrifício de 43.000 perus após foco de IA

O ministério da Agricultura da Holanda anunciou o sacrifício de 42.700 perus criados em uma granja da província de Limburg, no sul do país, após a detecção de um foco de gripe aviária no local. Segundo as autoridades, o vírus não deve trazer riscos a seres humanos.“Provavelmente é uma variante suave do vírus, que não é perigosa para os homens”, diz Murco Mijnlieff, porta-voz do ministério.
A Autoridade de Segurança Alimentar e do Consumidor (VWA) da Holanda decidiu também proibir o transporte de animais, ovos e excrementos de aves em um raio de três quilômetros da fazenda, durante 24 horas, começando à meia noite de sábado, no horário local. Segundo site holandês, há aproximadamente 25 outras propriedades rurais que criam aves na região.
A Influenza Aviária é uma doença letal e extremamente contagiosa, que pode ser transmitida não só a aves de granja, mas também a outras espécies de aves e mamíferos. Seres humanos, em casos mais raros, também podem ser infectados.
Em 2011, foram detectados vários surtos do vírus em diferentes regiões holandesas, especialmente nas províncias de Flevoland, Zeeland e Gelderland.