Agroceres Multimix
Gripe Aviária

Homem contrai gripe aviária no Reino Unido

Segundo autoridades britânicas, não há evidências de que a doença tenha sido transmitida a outras pessoas

Redação com informações de Valor Econômico
12-Jan-2022 09:15 - Atualizado em 13/01/2022 14:57

O Reino Unido registrou um caso de transmissão de gripe aviária de uma ave para um homem que mantinha contato regular com os animais. A pessoa foi isolada e, segundo a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unidos (UKHSA, na sigla em inglês), não há evidências de que a doença tenha sido transmitida a outras pessoas.

A descoberta ocorreu em uma análise que as autoridades de saúde do país fazem rotineiramente em pessoas que têm contato frequente com animais. O caso foi notificado à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Análises laboratoriais indicaram que a infecção no indivíduo é pela cepa do tipo H5, encontrada tipicamente em aves. Não se sabe ainda, porém, se é a cepa H5N1, que foi identificada recentemente em diversos surtos de gripe aviária entre aves criadas no Reino Unido.

A transmissão da gripe aviária de aves para humanos e de humanos entre si é bem rara, segundo a UKHSA. “Atualmente, não há evidência de que a cepa detectada no Reino Unido possa se espalhar de pessoa para pessoa, mas sabemos que os vírus se desenvolvem a todo o momento e continuamos a monitorar a situação de perto. Nós seguimos todos os contatos individuais e não identificamos nenhuma transmissão [entre pessoas]”, disse Isabel Oliver, chefe científica da agência britânica, em nota. Ela reforçou a recomendação para que as pessoas não toquem em aves doentes ou mortas.

A chefe do escritório veterinário do Reino Unido, Christine Middlemiss, alertou ainda que há no país um número crescente de casos de gripe aviária em aves mantidas tanto em fazendas comerciais como em criações caseiras. “A adoção de medidas de biossegurança vai manter nossas aves seguras”, afirmou, em nota.

Disponible en español Disponible en español
BRF e fundo soberano saudita investirão US$ 350 milhões na cadeia de produção de frangos da Arábia Saudita
14 de Janeiro de 2022
Investimentos

Negócio atuará em toda a cadeia de produção de frangos na Arábia Saudita e promoverá venda de produtos

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango
14 de Janeiro de 2022
Mercado interno

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango

No front externo, a desvalorização do Real frente ao dólar e o forte incremento no volume exportado garantiram receita recorde com os embarques de carne de frango em dezembro.

Com investimentos em alta no Oeste Paranaense, empresas expõem tecnologias em construção de galpões na AveSui
17 de Janeiro de 2022
AveSui América Latina

A região é considerada o maior agro cluster da América Latina e vem recebendo fortes investimentos de cooperativas, agroindústrias e empresas ligadas à cadeia produtiva de proteína animal

Disponible en español Disponible en español
Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura
13 de Janeiro de 2022
Proteína cultivada

Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura

A estimativa é que, em 2040, cerca de um terço da carne consumida no mundo seja produzida do cultivo celular

18 de Janeiro de 2022
Uruguai

Quase quinhentas mil aves foram mortas pelo calor no Uruguai

Onda de calor provocou mortandade em aviários com perdas que equivalem de 10% a 20% da produção nacional do Uruguai na avicultura

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês
17 de Janeiro de 2022
Ovos

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês

Segundo pesquisadores do Cepea, a recente sustentação aos valores veio da oferta mais controlada, sobretudo de ovos maiores.