Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Homeopatia Veterinária

Tema faz parte do 2o. Dia das Medicinas Não Convencionais em São Paulo.

Da Redação 31/03/2003 – No dia 10 de abril, acontece na Faculdade de Saúde Pública, em São Paulo – SP, o 2o. Dia das Medicinas e Terapias Não Convencionais. Promovido pela Câmara Municipal de São Paulo e pela Escola Paulista de Homeopatia, o encontro abordará assuntos como Homeopatia, Acupuntura, Antroposofia e Fitoterapia, que serão apresentados à população gratuitamente.

Nesta edição, a homeopatia aplicada na veterinária terá uma palestra exclusiva, que pretende apresentar a atual situação desta terapêutica, os tipos de utilização e sua contribuição aos animais de estimação e aos de produção. Para a palestra, foi convidado o Dr. Antônio de Oliveira Lobão, Médico Veterinário especializado em homeopatia.

Hoje, no Brasil, os cães e gatos são as espécies mais tratadas pelo veterinário homeopata, pois são, nesta ordem, os que mais possuem convívio direto com o ser humano. O cachorro apresenta basicamente as mesmas doenças que o homem e, freqüentemente, apresentam problemas dermatológicos de difícil tratamento convencional, seguido de distúrbios comportamentais e neurológicos, que fazem com que os proprietário cada vez mais procurem os recursos da homeopatia.

Animais em confinamento – Já nos animais de grande porte o uso da homeopatia ainda é tímido, embora os resultados sejam muito positivos. Os eqüinos, por exemplo, são considerados os animais que mais respondem ao estímulo medicamentoso homeopático. Nos animais de produção e nos silvestres, nos quais não há possibilidade de se individualizar pois são em grande número ou de difícil observação, a homeopatia trata a população ou o rebanho como se fosse um único indivíduo. Bovinos (principalmente os de corte), suínos, frangos de corte, galinhas poedeiras, ovinos, caprinos e viveiros de pássaros respondem muito bem a este tipo de tratamento.

A homeopatia também pode ser utilizada como ferramenta para aumentar a produtividade. Estudos realizados com codornas apresentam um aumento da oviposição e um menor índice de retenção de ovos. Pode-se também aplicar a homeopatia para ter mais precocidade, maior ganho de peso, produção leiteira e no combate a ecto parasitas (carrapatos, piolhos, pulgas e outros). Além destas vantagens, a homeopatia é um medicamento ecologicamente correto, pois com pouco material é possível fazer uma enorme quantidade de medicamento, diminuindo sensivelmente o consumo de matérias e evitando os resíduos tóxicos na cadeia alimentar, nos rios e na terra.

O que é a Homeopatia? A homeopatia parte do princípio da cura pelo emprego dos estímulos semelhantes, ou seja, uma doença pode ser curada por remédios que provoquem sintomas semelhantes aos da própria doença. Uma técnica terapêutica descrita inicialmente por Hipócrates, no ano 460 a.C., por meio da observação dos fenômenos da natureza e organizada, demonstrada clinicamente e firmada como terapêutica por Samuel Hahnemann, em 1796, considerado o “Pai da Homeopatia”. Além da Lei do Semelhante, a terapia homeopática trata o indivíduo, pois a homeopatia não aceita a noção de analisar o homem em partes um coração, uma boca ou um pulmão e sim na desarmonia do “todo”, que irá se localizar numa parte do organismo mais suscetível e causando a doença.

Dia das Medicinas Não Convencionais:
Dia 10 de Abril – das 9:00 às 17:45 h.
Palestra sobre Homeopatia Veterinária: 11h30
Local: Faculdade de Saúde Pública Av. Dr. Arnaldo, 715 São Paulo – SP – Sala Geraldo Paula Souza
Inscrições gratuitas através do e-mail: [email protected]