Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Hong Kong proibirá venda de aves vivas a partir de 2009

Lei será apresentada perante seu Conselho Legislativo no mês que vem.

Redação AI (17/02/06) – Hong Kong proibirá a venda de frangos vivos nos mercados de rua a partir de 2009 como medida para combater os possíveis efeitos de uma pandemia de gripe aviária. Esta medida será implementada 12 anos depois de ser pensada como mecanismo para combater uma possível epidemia dessa doença, que apareceu pela primeira vez em Hong Kong em 1997.

A lei será apresentada perante seu Conselho Legislativo no mês que vem, e incluirá um calendário para limitar periodicamente a venda destes animais, revelou o South China Morning Post.

Segundo a legislação local, a lei se aplicará tanto a frangos como a patos, gansos, pombos e outras aves. Em reunião de urgência mantida ontem entre altos funcionários da secretaria de Saúde e o corpo consular acreditado em Hong Kong, o governo negou que exista perigo de uma epidemia de gripe aviária, pelo menos por enquanto.

Atualmente, Hong Kong, que está há quase um ano preparando-se intensivamente para limitar um possível surto do vírus H5N1, já conta com um plano para iniciar um matadouro destes animais na parte peninsular da ex-colônia.

Segundo a nova normativa, somente um número menor de fazendas terá direito a seguir vendendo frangos vivos. Para isso, os estabelecimentos deverão se ater a estritos controles de segurança biológica.