Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Hong Kong suspende importações de pés de frango e suínos de exportador do Brasil

Os produtos em questão envolviam pés de frango e miúdos de bovinos e porcos, que deveriam ser consumidos apenas por animais domésticos

Hong Kong, um dos maiores importadores de carnes do Brasil, suspendeu as importações de produtos de carne de um exportador brasileiro e duas unidades produtivas do Paraná, após identificar fraudes nos certificados, informou a autoridade sanitária do país nesta quinta-feira.

Segundo nota publicada no site do Centre for Food Safety (CFS), os produtos em questão envolviam pés de frango e miúdos de bovinos e porcos, que deveriam ser consumidos apenas por animais domésticos.

A autoridade identificou dez lotes de produtos que foram enviados por exportador brasileiro antes de 21 de março de 2017, data em que o CFS havia suspendido às importações de carnes do Brasil à Hong Kong, por conta do anúncio da Operação Carne Fraca, que revelou um esquema de propina a fiscais agropecuários em frigoríficos, e que levou diversos países a suspenderem as importações do produto brasileiro.

O embargo de Hong Kong à carne brasileira, em março, durou menos de dez dias, após as explicações de autoridades brasileiras.

“O Centro já aumentou a vigilância de carne do Brasil. Desde 21 de março deste ano, foram coletadas 562 amostras (incluindo os pés de galinha congelados e miúdos de gado)… Os resultados do teste mostraram que todas as amostras foram satisfatórias. A vigilância sobre o produto importado do Brasil continuará a ser aprimorada”, disse o órgão de Hong Kong.

A suspensão às importações envolvem as unidades da Brupet – Indústria e Comércio de Mastigáveis, em Londrina (PR), e Lamajo Comércio de Alimentos, de Arapongas (PR), assim como a exportadora Lamajo Comercial. A Reuters não conseguiu contato com as companhias.